Tuim é o campeão do Comida di Buteco em Porto Alegre

Tuim é o campeão do Comida di Buteco em Porto Alegre

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Bar tradicional da capital recebe o título pela quarta vez no concurso

Nesta terça-feira (31), a edição 2021 do concurso Comida di Buteco conheceu seu vencedor em Porto Alegre: o bar Tuim. Localizado no centro da capital, o bar recebeu o prêmio pela quarta vez no concurso e segue para a disputa nacional podendo voltar como melhor buteco do país. Completando o pódio gaúcho, La Chiviteria ficou em segundo lugar e o Bar Chopp Petiscos, campeão da última edição (2019), ficou em terceiro.

O Tuim  ainda arrematou a premiação em dinheiro do desafio Mc Cain. Com um petisco feito especialmente com a batata patrocinadora do concurso, venceu na preferência do público e levou R$ 2,2 mil reais. “Agradeço a todos que fizeram o concurso acontecer e agora, rumo ao nacional”, disse André Azevedo Ervalho ao receber a faixa de campeão.

A pandemia fez necessário o adiamento da 21ª edição do concurso por 4 vezes, mas neste mês de agosto a disputa aconteceu e recuperou o ânimo dos donos dos bares que sobreviveram de portas abertas. Foram 24 dias de concurso, com possibilidade experiência presencial e via delivery. O formato híbrido foi inédito, mas garantiu a viabilidade do Comida di Buteco inovando no formato “para levar”.

Mais sobre o concurso

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL. Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição.

O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se assim o MELHOR BUTECO DO BRASIL.

Fotos: Israh Ramos

Leave a Reply