A orquestra traz os artistas gaúchos do Quartchêto, que apresentam música instrumental com elementos da nossa música regional

A orquestra traz os artistas gaúchos do Quartchêto, que apresentam música instrumental com elementos da nossa música regional

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO e QUARTCHÊTO

A Orquestra Theatro São Pedro apresenta no próximo domingo (3), às 18h, o concerto de encerramento da programação que celebra os 163 anos do Theatro São Pedro. O concerto conta com a participação do grupo instrumental QUARTCHÊTO, com os músicos Julio Rizzo no trombone, Hilton Vaccari no Violão, Matheus Kleber no Acordeon e Ricardo Arenhaldt na percussão. O programa traz obras de Ernani Aguiar, Arthur Barbosa e obras compostas pelo próprio grupo. A regência é do maestro Evandro Matté.

A retirada de ingressos é gratuita mediante a doação de 2 kg de alimento, e pode ser feita na bilheteria do Multipalco, do dia 30 de setembro (quinta-feira) até 02 de outubro (sábado), das 13h30 às 18h. No dia do concerto, não haverá troca de ingressos para evitar aglomerações. Também será possível acompanhar o espetáculo em casa pelo canal do YouTube da Orquestra Theatro São Pedro (www.youtube.com/c/OrquestraTheatroSaoPedro). *este evento disponibiliza medidas de acessibilidade física e de conteúdo

 

SOBRE A ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OTSP apresenta anualmente a série de Concertos Theatro São Pedro, série de Concertos Banrisul para Juventude, Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

 

EVANDRO MATTÉ | Maestro

Diretor Artístico e Maestro da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), da Orquestra Theatro São Pedro / POA e do Festival Internacional SESC de Música. Seu primeiro contato com a música foi através do trompete, aos 7 anos, atuando como intérprete deste instrumento por 25 anos. Depois de graduar-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Foi docente na UPF (Universidade de Passo Fundo) e na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), onde coordenou o MBA em Gestão Cultural. Atuando como maestro desde 2005, tem dirigido diversas orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha e EUA. Foi o fundador e coordenador do projeto social VIDA COM ARTE que realiza inclusão social através da música. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV.Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França pela insígnia de Chevalier d l´Ordre des Arts et des Lettres.

 

QUARTCHÊTO

Formado em 2001, o Quartchêto vem se destacando pela inovação na música instrumental brasileira. Nas raízes da música do sul do Brasil, Uruguai e Argentina, o Quartchêto busca a inspiração para criar uma música nova, universal e empolgante. Em 2003, o Quartchêto se apresentou no 3º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Tocou para um público de 50 mil pessoas dividindo o palco com Paulinho da Viola e o acordeonista Sivuca. Seu 1º CD “Quartchêto” recebeu quatro troféus no Prêmio Açorianos em 2005. Disco do ano, melhor álbum instrumental, melhor espetáculo e melhor instrumentista para Ricardo Arenhaldt. Em 2009, por meio do edital da Natura Musical, apresentou-se em nove capitais brasileiras. O grupo realizou turnês nacionais, participando de projetos como o Circular Brasil e o programa Rumos da Música Itaú. O 2º CD “Bah”, em 2010, recebeu três Açorianos. Disco do ano, melhor álbum instrumental e melhor arte gráfica. Com o projeto Instrumental RS, seis cidades brasileiras receberam o grupo e o último espetáculo foi em Porto Alegre, gravado ao vivo ao lado dos grupos Pata de Elefante e Camerata Brasileira. Recebeu o Troféu Teixeirinha como “Melhor grupo de show” no ano de 2012. O 3º CD do grupo foi lançado em 2017, e arrebatou o prêmio de melhor espetáculo do ano no troféu Açorianos de Música. O grupo vem se apresentando em diversos países da Europa e também no Brasil, sempre com seu empolgante espetáculo. Julio Rizzo no trombone, Ricardo Arenhaldt na percussão, Matheus Kleber no acordeon e Hílton Vaccari no violão formam o Quartchêto.

SERVIÇO

Orquestra Theatro São Pedro, Porto Alegre

Concerto Série Especial: OTSP e QUARTCHÊTO.

Data: 03 de outubro de 2021, 18h

Local: Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº – Centro Histórico/POA-RS)

Regência: Evandro Matté

Grupo convidado: QUARTCHÊTO

Classificação Livre

Duração: 1h15

 Com presença de público (40% da capacidade do TSP).

A retirada de ingressos é gratuita mediante a doação de 2 kg de alimento, na bilheteria do Multipalco, do dia 30 de setembro (quinta-feira) até 02 de outubro (sábado), das 13h30 às 18h.

*Não haverá troca de ingressos no dia da apresentação para evitar aglomerações.

 Também será possível acompanhar o espetáculo em casa pelo canal do YouTube da Orquestra Theatro São Pedro (www.youtube.com/c/OrquestraTheatroSaoPedro).

LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: STIHL e GERDAU

Apoio: INBETTA, DUFRIO e BECK DE SOUZA ENGENHARIA

Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre

Realização: Fundação Theatro São Pedro; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Leave a Reply