SIVERGS comemora 80 anos

SIVERGS comemora 80 anos

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul reúne cerca de 2.500 empresas

 

 No ano de retomada do segmento do vestuário gaúcho, um dos mais atingidos pela pandemia, o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (SIVERGS) comemora oito décadas. Atualmente, a entidade reúne cerca de 2.500 empresas de pequeno, médio e grande porte, sendo o segundo setor em número de geração de empregos no Estado, empregando 40 mil pessoas, direta e indiretamente.

O SIVERGS promove projetos para o crescimento das empresas e o incentivo da produção e comercialização dentro do Rio Grande do Sul e, também, nacional e internacional.  “Em 2020, o setor registrou US$ 44,7 milhões exportados, um número que representa o trabalho desenvolvido nesse período de existência do Sindicato”, afirma Silvio Colombo, presidente do SIVERGS. Neste ano, foi lançada a campanha “A moda que você usa faz o futuro que você quer”, que estimula o consumo, inclusive o online, de marcas locais. “É uma forma de fazer a roda da economia do nosso Estado voltar a girar com força. Ganha a indústria, que faz crescer o seu faturamento, podendo aumentar a produção e empregar mais; Ganha o Estado, que arrecada mais impostos, podendo aplicar mais recursos em saúde, educação, segurança e infraestrutura.” completa Colombo.

Outra ação importante realizada pelo Sivergs é o RS Moda, evento que integra as pontas do vestuário gaúcho com a cadeia têxtil, colaborando também para valorizar a produção regional. A iniciativa, idealizada pela ex-presidente da entidade, Dóris Spohr, com o objetivo de reunir varejo, indústria, universidades e todos ao redor do setor têxtil para recolocar o RS em seu posto de líder nacional no segmento. “É mostrar o que a indústria gaúcha produz, pois para o lojista é mais fácil comprar em Minas Gerais, São Paulo ou Santa Catarina, por exemplo. Ele, às vezes, desconhece o que é feito no Estado”, afirma Dóris. Ela reforça que é preciso dialogar para saber que um fabricante de um município aqui pode ajudar o de outra região crescer.  A primeira edição ocorreu em julho de 2017 e reuniu dezenas de expositores no Barra Shopping Sul. Já o último evento ocorreu durante a Fenin Fashion Gramado, em janeiro de 2021, com a participação de 12 empresas de confecções por meio de uma parceria do Sivergs com o Sebrae-RS e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

 

SELO COMEMORATIVO

 

Para celebrar os 80 anos, o SIVERGS lançou um selo comemorativo. Com concepção e criação da Casa de Criação, de Porto Alegre, ­ a peça apresenta texturas e materiais que representam bem as oito décadas da entidade, e também, a relação estreita com as tendências de moda. Chegou-se assim ao ouro, que traz uma forte simbologia de perfeição, conhecimento e nobreza. “O selo desenvolvido trabalha conceitos tradicionais de elementos comemorativos.  Buscamos linhas orgânicas, movimento, suavidade e força comunicativa”, afirma Celina Carvalho, diretora da Casa de Criação.

 

O COMEÇO

 

A história começou com a criação do Sindicato dos Chapeleiros de Porto Alegre e Região, em setembro de 1941, com a finalidade de representar os fabricantes de chapéus. Com o passar dos anos, as lideranças decidiram estender a atuação, passando a representar e defender os interesses do setor no âmbito político e administrativo. Dessa forma, os industriais que se instalavam no interior, clamavam por uma entidade que também canalizasse seus pleitos e defendesse os seus interesses. Em outubro de 1986, o Sindicato assumiu um âmbito estadual e passou a se chamar Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul.

 

Leave a Reply