Inspirada na arte e na cultura brasileira, Bibi Picon faz uma pré-homenagem ao Centenário da Semana da Arte Moderna em 2022

Inspirada na arte e na cultura brasileira, Bibi Picon faz uma pré-homenagem ao Centenário da Semana da Arte Moderna em 2022

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A brasilidade da arquitetura contemporânea

 

Morada Brasilis evidencia a arte e a cultura brasileira em todas as suas áreas, fazendo uma pré-homenagem ao Centenário da Semana da Arte Moderna, a ser comemorado em São Paulo, em 2022. Além de valorizar a natureza, pinturas, esculturas, músicas, livros e artesanatos, a arquiteta Bibi Picon traz toda sua criatividade no lançamento paralelo de sua linha mobiliária Brasilis, assinada por ela, na Mostra Elite 2021, que ocorre até 7 de novembro, no Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre (GPA).

 

A composição foi cuidadosamente selecionada para que o ambiente, de aproximadamente 80 metros quadrados, tivesse apenas produtos genuinamente brasileiros, criando uma atmosfera da arte abraçando a casa e, ao mesmo tempo, tranquilizante e reconectado com a natureza. Morada Brasilis é um espaço clean e refinado, que integra as áreas de dormir, vestir, estar e jantar, composto por móveis, obras e artigos de decoração sofisticados e elegantes, pensados e produzidos exclusivamente para a amostra.

 

De frente para o pôr do sol do Guaíba, o ambiente propõe uma ode ao Brasil e aos apreciadores da arte, do design e da música em meio à natureza. A contemplação de uma das Sétimas Artes está no piano, situado na sala de estar, tocado pela arquiteta para receber seus visitantes, com clássicos da Bossa Nova, como Tom Jobim, Elis Regina e Villa Lobos.

 

O design biofílico do ambiente se dá na presença dos elementos naturais, combinando tons terrosos, forte tendência da arquitetura moderna, com o jardim vertical natural, tapete em seixos de rio, forro em bambu, cobogós vazados e o uso de mobiliário em madeiras nativas e maciças.

 

Parcerias exclusivas e obras de arte

 

Bibi incluiu inúmeras peças de artesanato como peneiras, chapéus de palha e cestarias. As peneiras encontram-se suspensas no forro do quarto em meio às luminárias, dando um toque refinado ao ambiente. Elas firmam a trend minimalista de ‘ocultar’ a luz em meio à arte, criando uma sensação de leveza. Já as luminárias na cabeceira da cama foram feitas à mão em cerâmica pela artesã e artista Jea Voss. Além dela, foram produzidas outras peças com palha, madeira e metal, valorizando a beleza da pureza dos materiais. Esse mix de componentes faz com que o artesanato brasileiro se eleve a outro patamar.

 

 

O closet foi desenvolvido exclusivamente para a mostra, em parceria com a Dream House Móveis,com as portas no estilo muxarabi, em alta na arquitetura. É uma espécie de treliça de madeira, de origem árabe, mas trazida pelos portugueses ao Brasil. A estrutura vazada permite a ventilação, sendo ideal para casas de praia ou regiões de maior umidade, e a entrada parcial da luz do ambiente. Há quem também aplique  a tendência muxarabi em paredes externas, pois quem está ‘dentro’ consegue ver quem está fora, mas não vice-versa.

 

O aparador, o biombo, a mesa de cabeceira e o sofá são peças autorais da arquiteta que a transforma em uma ‘designer da arte’, assinando a marca Brasilis. Desenvolvidos em parceria com a Madeira Nativa, de Gramado/RS, e a Casa de Pedra Estofados, de Farroupilha/RS, a linha mobiliária é toda inspirada nos traços, materiais e texturas que remetem às manifestações artísticas e culturais do nosso País.

 

As obras de arte, feitas especialmente para o ambiente, enaltecem a história com o trio de esculturas de Luciano Blanck, simbolizando a miscigenação brasileira nas figuras da Europa, América e África. Além das telas de Cristina Dall’Igna, que valorizam oito elementos da fauna e da flora brasileira na sala de jantar e o cocar de índio nativo sobre a cama. Todo o ambiente retrata um verdadeiro convite ao pertencimento das raízes brasileiras, consagrando a essência da brasilidade.

 

Saiba mais sobre a arquiteta   Bibi Picon – Arquitetura, Interiores, Paisagismo e Design Biofílico leve e afetivo Escritório: Bibi Picon Arquitetura Ltda / Instagram: @bibipicon.arquitetura Telefone: (51) 9.9823-2910

 

Leave a Reply