Centro de Porto Alegre ganha mobilização do Novembro Azul INPrós

Centro de Porto Alegre ganha mobilização do Novembro Azul INPrós

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Atividades aconteceram nesse final de semana em frente ao mercado público

 

O paço municipal foi o ponto de encontro nesse sábado (27/11) marcando o encerramento das atividades Novembro Azul do Instituto da Próstata, o INPrós RS. Ação mobilizou o público numa bela campanha que busca chamar atenção à prevenção ao câncer de próstata. Encontro teve o apoio da EPTC e Brigada Militar. “É preciso ganhar força e desenvolver com urgência e de forma contundente, mais políticas públicas voltadas à saúde do homem. E nada melhor do que estar junto à comunidade. É fundamental insistir junto com a população, de que não devemos esperar pelo surgimento de sintomas prostáticos para fazer a detecção precoce. Pelo contrário! Pois os sintomas podem surgir, apenas quando a doença já está em fase bem avançada”, enfatiza onco urologista, Dr. Marcos Dias Ferreira, presidente do INPrós RS.

 

A próstata é uma glândula que, quando saudável, apresenta o tamanho aproximado de uma noz. Mas que, quando aumentada, afeta a qualidade de vida e pode levar ao desenvolvimento de câncer. Exames de saúde são indicados a partir dos 45 anos, pelo menos, uma vez por ano. Os principais sintomas são dificuldade para urinar, demora para começar e terminar. Necessidade de urinar mais vezes, durante o dia e/ou à noite. Diminuição do jato de urina. Dor ou ardor ao urinar, podendo ser seguida de náusea. Presença de sangue na urina ou no sêmen. Dor ao ejacular. “A melhor idade para cuidar da saúde do homem é agora! Prevenção é vida”, aconselha o presidente do Instituto da Próstata.

 

Essa semana, num encontro entre a direção do INPrós e a Secretária Municipal de Saúde de Porto Alegre, também foi discutida a necessidade e importância de se ampliar ainda mais o debate sobre a saúde do homem e ações de prevenção ao câncer de próstata. Na ocasião, Ferreira fez a entrega oficial da camiseta da edição 2021 do Novembro Azul do instituto, ao secretário municipal, Sr. Mauro Sparta.

 

Sobre o INPrós RS

 

O Instituto da Próstata – INPrós RS, é uma Associação sem fins lucrativos, que busca alertar, durante o ano todo, acerca da necessidade de se realizar o diagnóstico precoce do exame de próstata, no combate ao câncer. Quem desejar pode participar do INPrós. As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser feitas pelo site www.inpros.org. O instituto oferece, igualmente, cursos de formação gratuitos à saúde do homem, coordenando campanhas do Novembro Azul. Nas redes sociais Instagram @institutodaprostata e Facebook Instituto da Próstata. Email [email protected].

Leave a Reply