Reexibições comemoram os 50 anos do lançamento da versão original de um dos maiores clássicos do cinema

Reexibições comemoram os 50 anos do lançamento da versão original de um dos maiores clássicos do cinema

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp
Pais e filhos também poderão participar de uma visita guiada pela Cinemateca e conhecer a biblioteca, itens do acervo e a sala de projeção.  
Um dos maiores clássicos do cinema está completando 50 anos em 2021. Para a alegria de pais e filhos, a versão original de A Fantástica Fábrica de Chocolate voltará à telona em Porto Alegre. É que o longa-metragem dirigido por Mel Stuart foi a película escolhida para a próxima edição da Sessão Vagalume, um projeto da Cinemateca Capitólio. As sessões com versão dublada serão realizadas nos dias 18 e 19 de dezembro, sábado e domingo, às 15h, com ingressos a preços populares – R$ 4,00 e R$ 2,00, a meia-entrada.
A novidade promete agradar pais e filhos. Lançada em 1971, a produção passou a ser cultuada por várias gerações e transformou Willy Wonka, interpretado por Gene Wilder, em um personagem mundialmente conhecido. Baseada no livro homônimo de Roald Dahl, a trama mostra a jornada de cinco crianças sorteadas com bilhetes dourados que garantem carregamento vitalício de doces. Mas, assim, também descobrem que tudo na vida tem um preço.
Dessa vez, além da sessão de cinema, o público poderá conhecer os bastidores da cinemateca e como a história da sétima arte vai muito além da tela. Às 14h30min, terá início uma visita guiada, na qual crianças e adultos irão visitar espaços, como a biblioteca, itens do acervo e a sala de projeção.
Criada em julho de 2019, a Sessão Vagalume é um projeto da Cinemateca Capitólio que integra o Programa de Alfabetização Audiovisual. O objetivo é oferecer um circuito alternativo de cinema infantojuvenil, ampliando a programação regular também para essa faixa etária.
 A experiência do cinema com a tela grande, a sala escura e som de qualidade são ingredientes que contribuem para a magia do cinema. Embora tenhamos claro que sempre teremos histórias sendo contadas (no monitor de casa ou na sala de cinema) a superioridade da experiência do cinema vivenciada em toda sua plenitude é um gesto tanto de formação de público quanto de preservação da experiência – explica Maria Angélica dos Santos, coordenadora geral do Programa de Alfabetização Audiovisual.
Outras informações podem ser obtidas pelo site da Cinemateca Capitólio (www.capitolio.org.bre pelas redes sociais do Programa de Alfabetização Audiovisual (Facebook e Instagram – @alfabetizacaoaudiovisual).
A Fantástica Fábrica de Chocolate (Willy Wonka & the Chocolate Factory), de Mel Stuart (Estados Unidos, 1971, 100 minutos). Com Gene Wilder, Peter Ostrum, Jack Albertson e Julie Dawn Cole.

Leave a Reply