Noite dos Museus terá espaço cultural para eventos no 4º Distrito, em Porto Alegre

Noite dos Museus terá espaço cultural para eventos no 4º Distrito, em Porto Alegre

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Complexo ao ar livre será aberto na segunda quinzena de janeiro com capacidade para receber até mil pessoas e uma intensa programação que inclui festivais de jazz, exposições imersivas, sessões de cinema a céu aberto e feiras criativas

Projeto que mobiliza anualmente milhares de pessoas nas ruas e nos centros culturais de Porto Alegre, o Noite dos Museus passará a ter o seu próprio espaço para eventos. Instalado na região do 4​º Distrito, o local terá capacidade para receber até mil pessoas ao ar livre e contará com uma estrutura para abrigar atrações que unem arte, cultura, gastronomia, lazer, inovação e educação. A novidade será aberta ao público na segunda quinzena de janeiro com a intenção de oferecer uma intensa programação de quinta a domingo com shows dos mais diferentes estilos, festivais de jazzexposições imersivassessões de cinema a céu abertopalestras e feiras criativas.

“Nossa proposta é engajar a comunidade. Não apenas em uma noite, mas o ano inteiro. Queremos promover atividades que tragam reflexões importantes por meio de um espaço permanente de diálogo, trocas de saberes e iniciativas culturais”, detalha Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus.

O espaço cultural para eventos está localizado na Rua Almirante Tamandaré, 71, dentro de um complexo de 3 mil metros quadrados onde será construída a sede do Instituto Noite dos Museus, projeto social que terá um prédio no local com salas de aula para acolher cursos gratuitos, e onde hoje já existe um hub colaborativo da Rompecabezas, empresa catalisadora de cultura e entretenimento que realiza, anualmente, o Noite dos Museus, além de diversos outros projetos. Para erguer o empreendimento, que também conta com estações de trabalho e um atelier onde são produzidas as cenografias e estruturas dos eventos da produtora, o investimento inicial foi de R$ 500 mil, valor que deve ser ampliado com o restante da obra.

A inauguração do espaço cultural para eventos marca a expansão da Rompecabezas, que começou em 2009 como uma produtora de shows, responsável por turnês de nomes como Carla Bruni, Fito Páez, Julieta Venegas e Fuerza Bruta no Brasil, e hoje tem múltiplas funções, atuando como um estúdio de design, uma agência de publicidade e um laboratório de inovação que cria experiências disruptivas para o público, marcas e corporações.

A empresa também seguirá realizando anualmente o Noite dos Museus. Uma nova edição do evento já está prevista para maio de 2022, em formato presencial, com pelo menos 16 instituições culturais de Porto Alegre participantes e dezenas de atrações artísticas. O projeto estreou em Porto Alegre em 2016 e já reuniu milhares de pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada ano. Em sua última edição presencial, em 2019, o evento mobilizou mais de 105 mil pessoas. Em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus. No mesmo ano, o projeto também lançou o portal noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura.

Leave a Reply