Inscrições Abertas para a Oficina Gratuita de Videoarte

Inscrições Abertas para a Oficina Gratuita de Videoarte

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Secretaria da Cultura do RS (Sedac), através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e Centro de Desenvolvimento e Expressão (CDE), abre as inscrições para a Oficina de Videoarte, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link na bio do Instagram @ieciners.

  Ministrada pela cineasta e artista visual Virginia Simone (“Paralelo 30”), a oficina será realizada em dez encontros presenciais, de 11 a 22 de janeiro de 2022 (de segundas a sextas), das 13h às 19h, na sala do Centro de Desenvolvimento e Expressão, localizada no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). A oficina também contempla o cinema experimental e investiga os limites do cinema e das artes visuais. A oficina tem apoio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi).

A metodologia inclui ocupação visual de espaços, projeções, vídeo maping, fusões e retroprojeções. “A oficina contempla a relação do audiovisual com a arte, desde a experimentação técnica do início do século XX, a intervenção anárquica da contracultura dos anos 1960 e 1970, até a atual sociedade tecnológica e conectada”, resume Virgínia. “Em um processo coletivo de investigação da linguagem, a atividade apresenta um olhar sobre o assunto e propõe a ação como meio cognitivo”, finaliza.

Ministrante:

Virginia Simone é artista visual e cineasta. No coletivo artístico Avalanche desde 2005, cria e produz cinema, música e artes visuais. Com Matheus Walter assina a direção de documentários, como “Plano” (2015) prêmio de Melhor Direção no Festival de Cinema da Fronteira, musicais para televisão, como “3X Rock”, destaque no Canal Music Box Brazil. Seu trabalho mais recente é a direção de arte para o seriado “Paralelo 30”, do diretor Frederico Ruas, exibido atualmente no canal Prime Box Brazil. Participou de exposições artísticas do coletivo Avalanche na CCMQ, EAV Parque Lage, Fundação Ecarta, Usina do Gasômetro, entre outros locais. O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.

Leave a Reply