Cinco dicas que podem auxiliar na recuperação da autoestima e na saúde da pele pós tratamento de quimioterapia

Cinco dicas que podem auxiliar na recuperação da autoestima e na saúde da pele pós tratamento de quimioterapia

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Dra. Makssa Godinho Perrot explica como o fisioterapia dermato funcional pode auxiliar na recuperação da saúde

 

Após o processo de recuperação de um tratamento de quimioterapia e radioterapia, podem surgir dúvidas sobre quais tratamentos e procedimentos estéticos podem ou não ser realizados. Entre as mais frequentes, está a questão dos tratamentos faciais e corporais. Alinhar esses cuidados com o médico é fundamental. Qualquer tratamento deve ser realizado com muito zelo, sempre com supervisão clínica e médica. É o que adianta a fisioterapeuta gaúcha Makssa Godinho Perrot, da Clinica Kuyven (imagem em destaque). “Retomar os cuidados aos poucos é fundamental não só para saúde da pele, mas, sobretudo, para autoestima. Isso acaba auxiliando também, na recuperação de forma global”, explica.

 

Tendo passado por tratamentos de quimioterapia e radioterapia como paciente, Makssa buscou trabalhar também com esse foco. E especializou–se, igualmente, nos cuidados com a pele em pós-cirurgia. Estudando a fundo, a fisioterapia dermato funcional pós-tratamentos. Mudanças e dúvidas que ela mesmo passou. “Em geral, a pele acaba sendo afetada com a perda de viço, colágeno, aumento das linhas de expressão, ressecamento, ficando mais fotossensível. O estresse também acaba por acelerar o envelhecimento. Descobrir um câncer e a consequente necessidade de um tratamento não é nada fácil! Temos vários relatos de pessoas que sofrem bastante com a perda da autoestima. Cada paciente é um paciente. Então, é de extrema importância uma avaliação minuciosa para decidir juntos, quais tratamentos serão realizados. Sempre levando em conta queixas e necessidades. Respeitando, acima de tudo, o tempo de cada um, numa recuperação saudável e em sintonia com seu momento”, relata Makssa.

 

Ela dá cinco dicas de tratamentos que podem ser realizados, auxiliando na recuperação da autoestima e da saúde da pele. “Importante é iniciar com tratamentos não invasivos e não agressivos para pele. Nesse momento, o importante é resgatar a barreira cutânea e a hidratação da pele. Vale ressaltar que é fundamental manter sempre a conexão com seu médico.

 

1 – Realize protocolos faciais que recuperem a barreira cutânea e a hidratação facial. Isso é fundamental, pois a pele fica muito sensível e ressecada durante o tratamento oncológico.

 

2 – Peeling suave também é bem-vindo.

 

3 – Protocolos de tratamentos estéticos que estimulem o colágeno, também podem ser interessantes.

 

4 – O uso do protetor solar facial e corporal é fundamental, incluindo roupas, chapéus para proteção. É importante lembrar que algumas medicações são fotossensíveis, podendo causar manchas e escurecimento da pele. Fiquem muito atentos.

 

5 – Tente, dentro do possível, não descuidar da sua rotina de skincare especifica, sempre sob olhar e atenção do médico. Cuidar da pele estar sempre hidratada. Isso ajuda prevenir e reduzir alguns desconfortos durante o tratamento, além de elevar a autoestima.

 

Serviço Clínica Kuyven – Cirurgia Plástica e Centro Estético Dra. Makssa Godinho Perrot – Fisioterapia Dermato Funcional Avenida João Obino, 345 – Petrópolis, Porto Alegre Telefone (51) 3388-4686 | 99299-7401 Instagram @clinicakuyven e @makssafisio

Leave a Reply