Cinema Paradiso e As Aventuras do Avião Vermelho

Cinema Paradiso e As Aventuras do Avião Vermelho

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp
Edição especial com dois longas-metragens irá celebrar o Dia do Cinema Gaúcho e o aniversário da Cinemateca Capitólio.
   O projeto Sessão Vagalume terá uma edição especial no último fim de semana deste mês. Serão exibidos dois longas-metragens: As Aventuras do Avião Vermelho, adaptação da obra homônima de Erico Verissimo, e o clássico Cinema Paradiso, vencedor do Oscar de filme internacional em 1990. A programação será em homenagem ao Dia do Cinema Gaúcho, celebrado em 27 de março, e ao aniversário de sete anos de inauguração da Cinemateca Capitólio, que fica no Centro Histórico de Porto Alegre, onde os títulos serão projetados.
   Com direção de Frederico Pinto e José Maia, As Aventuras do Avião Vermelho terão sessões nos dias 26 e 27 de março, às 15h. Na trama, o protagonista Fernandinho ganha um livro e embarca em um universo de fantasia, no qual terá que salvar o aviador Capitão Tormenta. A produção faz parte do acervo da cinemateca – que conta com mais de oito mil itens – e terá projeção em película. Uma curiosidade que tornará as visitas guiadas ainda mais instigantes para pais e filhos, que poderão descobrir na sala de projeção como rolos de filme dão vida a histórias na telona. Um processo que predominou durante décadas até ser substituído pelo cinema digital. Os passeios pelo prédio histórico inaugurado em 1928 terão início a partir das 14h.
   No domingo, 27 de março, às 10h30min, fãs de Cinema Paradiso poderão rever esse clássico dirigido pelo italiano Giuseppe Tornatore na versão original com legendas em português. Vencedor de mais de uma dezena de prêmios – incluindo Oscar, Globo de Ouro, César e Bafta -, o longa tem como protagonista o menino Totó  (Salvatore Cascio), que se encanta pelo cinema e inicia uma grande amizade com o projecionista de sua pequena cidade, Alfredo (Philippe Noiret). Já adulto e agora um cineasta bem-sucedido, Totó volta a lembrar de sua infância ao descobrir que seu velho amigo faleceu.
  – A ideia de exibir os filmes em questão é exatamente brindar o público com a ideia essencial que nos preside: o amor ao cinema e a magia da experiência da sala de cinema. Nesse sentido, Cinema Paradiso traz uma contundente declaração de amor pela experiência da sala escura, enquanto As Aventuras do Avião Vermelho comemoram em alto estilo o Dia do Cinema Gaúcho com uma obra adaptada da literatura infantil para a linguagem audiovisual, no gênero da animação, um elogio a linguagem das imagens – comemora Maria Angélica dos Santos, coordenadora geral do Programa de Alfabetização Audiovisual.
  Criada em julho de 2019, a Sessão Vagalume tem como objetivo oferecer um circuito alternativo de cinema infantojuvenil, ampliando a programação regular também para essa faixa etária. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.capitolio.org.br e pelas redes sociais (Facebook e Instagram – @alfabetizacaoaudiovisual).
> AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO
SINOPSE: A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS: As Aventuras do Avião Vermelho, de Frederico Pinto e José Maia (Brasil, 2014, 72 minutos). Elenco: Pedro Yan, Milton Gonçalves e Lázaro Ramos.
VERSÃO PROJETADA: Original com áudio português
> CINEMA PARADISO
SINOPSE: O menino Totó se encanta pelo cinema e inicia uma grande amizade com o projecionista de sua pequena cidade, Alfredo. Já adulto e agora um cineasta bem-sucedido, Totó volta a lembrar de sua infância ao descobrir que seu velho amigo faleceu. Quando criança, ele frequentava o Cinema Paradiso, para onde fugia sempre que podia, depois que terminava a missa (ele era coroinha). No começo, costumava espreitar as projeções através das cortinas do cinema, que o padre via primeiro para censurar as imagens que possuíam beijos. Foi ali que Totó aprendeu a amar o cinema.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS: Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore (Itália, 1988, 155 minutos). Elenco: Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Agnese Nano e Jacques Perrin.
VERSÃO PROJETADA: Original com legendas em português
 
QUANDO:
– As Aventuras do Avião Vermelho  26 e 27/03, sábado e domingo, às 15h. Visitas guiadas terão início às 14h.
– Cinema Paradiso – 27/03, domingo, às 10h30min (excepcionalmente, não haverá visita guiada antes dessa sessão).
ONDE: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre)
QUANTO: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada) – pagamento em dinheiro e pix, a bilheteria abre uma hora antes das sessões.
DESCONTOS: meia-entrada para municipários e aplicação de todos os descontos previstos em lei (pessoas com mais de 60 anos com carteira de identidade; pessoas com deficiência e um acompanhante, mediante cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); jovens de baixa renda com comprovante ID e doadores de sangue com carteira de comprovação).
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA DOS FILMES: livre
 

EXIGÊNCIA SANITÁRIA PARA ENTRADA NA SALA DE CINEMA: uso de máscara.

IMAGENS EM VÍDEO DOS FILMES:
As Aventuras do Avião Vermelho – https://www.youtube.com/watch?v=XJp2oHKAhUM

Leave a Reply