Colônia do Sacramento, no Uruguai, participa de rota inédita de turismo no Rio Grande do Sul

Colônia do Sacramento, no Uruguai, participa de rota inédita de turismo no Rio Grande do Sul

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Colônia do Sacramento, um dos destinos mais encantadores e visitados do Uruguai, agora faz parte de uma nova rota turística, elaborada principalmente para os viajantes gaúchos viverem experiências memoráveis. A Rota do Império Lusitano do Sul foi lançada na última sexta-feira, dia 25 de março, durante a 36ª Feira de Negócios Turísticos Ugart, e tem a cidade uruguaia como o único destino internacional. Esta será a primeira rota turística com características açorianas no Estado.

Além do destino uruguaio, outros 13 municípios gaúchos participam da rota: Torres, Rio Pardo, Mostardas, Taquari, Piratini, São José do Norte, Viamão, General Câmara, Santo Antônio da Patrulha, Pelotas, Triunfo, Rio Grande e Porto Alegre. Todos foram marcados pela colonização luso-açoriana, por este motivo foram escolhidos para fazer parte da rota. “Hoje o mundo ganha com essa parceria, aprendendo a respeitar as diferenças entre os países. Devemos preservar o cooperativismo entre nossos irmãos uruguaios, não precisamos competir uns com os outros ou querer ser maior do que nossos vizinhos”, afirmou Ronaldo Santini, secretário de turismo do Rio Grande do Sul.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, tem como objetivo ser um roteiro para viver experiências diferentes em cada um dos destinos que o compõem. Durante a Feira, o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, e o diretor de Turismo da Intendência de Colônia, Martín de Freitas, assinaram um termo de compromisso entre os dois países e que garante o avanço do projeto binacional. “Estamos unidos com nossos irmãos gaúchos por laços de tradição, costumes e história. É uma grande oportunidade estreitar o vínculos com o Rio Grande do Sul e desenvolver atividades em conjunto. Assim, ampliamos o valor deste legado colonial que compartilhamos”, explica Martín de Freitas, Diretor de Turismo da Intendência de Colônia.

Na ocasião, os destinos que compõem a rota apresentaram atrativos turísticos e a herança açoriana. O diretor de Turismo da Intendência de Colônia, Martín de Freitas, e a assessora técnica da Direção de Turismo da Intendência de Colônia, Paula Alves, foram os responsáveis por mostrar ao público a importante ligação lusitana no Uruguai e também pontos turísticos que podem ser inseridos nesta parceria. Esta é a primeira vez que um destino internacional assina um memorando com o Rio Grande do Sul para realizar um projeto na área do turismo.

Rota para viver sem pressa

Ao desbravar cada um dos destinos na Rota do Império Lusitano do Sul, o viajante terá a oportunidade de entrar em contato com os atrativos herdados da colonização. A rota está em processo de desenvolvimento e deverá ser explorada sem pressa e curtindo cada momento. A proposta é a de que o visitante possa se aprofundar na história e cultura dos lugares, criando uma sensação de pertencimento às localidades pelas quais passar. Praias, lindas paisagens, igrejas, museus, ruas históricas e até mesmo os famosos doces de Pelotas fazem parte do roteiro.

Os viajantes que optarem por concluir a rota indo até o destino uruguaio irão se surpreender com as novidades e os atrativos. Construções antigas, ruas históricas, museus, ótima gastronomia e um roteiro com vinícolas fazem parte dos atrativos turísticos de Colônia do Sacramento.

:: Fotos de Colônia: https://bit.ly/FotosColoniaUruguai

:: Informações sobre Colônia: https://www.colonia.gub.uy/turismo/

:: Instagram: @colonia_encuentro_magico

Representantes do Rio Grande do Sul e Colônia celebram a parceria em evento realizado na capital dos gaúchos, crédito Lenara Petenuzzo

Leave a Reply