AHMI e Banco de Leite do HMI realizam ação sobre amamentação em campanha de Dia das Mães do Shopping Iguatemi

AHMI e Banco de Leite do HMI realizam ação sobre amamentação em campanha de Dia das Mães do Shopping Iguatemi

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Até 9 de maio, a Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (AHMI) e o Banco de Leite estarão juntos em ação no Shopping Iguatemi para falar sobre amamentação e doação de leite humano, assuntos de grande importância no Dia das Mães.

 

A ação tem como objetivo orientar as mães sobre amamentação nos primeiros meses (e anos) de vida dos filhos. Para isso, nas sextas e sábados (22/04 até 07/05), das 14h às 17h, nutricionistas do Banco de Leite do HMIPV estarão no segundo andar do Shopping Iguatemi (perto da Zara) prestando consultoria para as novas mamães.

 

Além de informar sobre aleitamento materno, a campanha procura incentivar as mulheres a fazerem doações de leite humano ao Banco de Leite do hospital. Toda mãe que estiver amamentando, com excesso diário de leite (no mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudável e residente em Porto Alegre pode ser uma doadora.

 

As doações são essenciais para manter os estoques do Banco de Leite do hospital, que tem capacidade para processar até 100 litros de leite humano por mês, quantidade que seria suficiente para suprir as necessidades dos bebês prematuros internados na neonatologia. Atualmente, no entanto, o banco tem conseguido manter a média de 4 litros por semana, quando seriam necessários 10 litros, mais que o dobro do estoque no momento.

 

Durante os dias da campanha no Iguatemi, a AHMI também estará comercializando produtos e arrecadando doações para dar continuidade ao trabalho da associação, que busca ajudar na manutenção dos serviços de saúde prestados às crianças, adolescentes e mulheres atendidas pelo Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, desta vez com foco no Banco de Leite.

 

Estarão disponíveis canecas, velas, talheres do Espaço Bossa e aromatizadores da Estação do Banho, todos com doação do valor arrecadado para o Banco de Leite. Os produtos também podem ser adquiridos no site da Associação.

 

29/04
-Vanessa da Silva Flores (estag. Nutrição)30/04
-Natália Bandeira da Silveira (residente de Nutrição)

06/05
– Angelita Laipelt Matias (nutricionista)
– Fernanda Valensoela Torma (TND)

07/05
– Angelita Laipelt Matias (nutricionista)
– Ana Paula Silva Saraiva (TND)

SOBRE A AHMI

 

A Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (AHMI) é uma entidade jurídica de direito privado, sem vínculo político, partidário ou fins lucrativos, totalmente voltada ao voluntariado. Fundada em 2006, é formada por pessoas que têm em comum o carinho pelo hospital e a atenção aos pacientes que o utilizam. A AHMI busca ajudar na manutenção dos serviços de saúde prestados às crianças, adolescentes e mulheres do município de Porto Alegre, da região metropolitana e de outras cidades do Rio Grande do Sul.

 

A AHMI tem como objetivo atender as demandas de acolhimento e assistência a crianças, adolescentes e mulheres em condições de vulnerabilidade através de captação recursos para suprir as carências de materiais e equipamentos hospitalares, desenvolvimento de ações que promovam a assistência social e o bem-estar aos usuários do HMIPV e suas comunidades e divulgação do importante papel exercido pelo HMIPV, especializado no atendimento de crianças, adolescentes e mulheres, referência de atendimento SUS no RS.

 

Para dar continuidade aos projetos, a Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas busca apoio através de patrocínios, de contratação da mensalidade no Clube De 0 a 3 e de doações esporádicas da comunidade. Para doar, entre em contato através do site www.ahmi.org.br, pelo e-mail [email protected] ou no telefone (51)3289-3371.

 


Sobre o comitê da AHMI:

 

Fernanda Etchepare é presidente da AHMI desde 2021. É economista e pós-graduada em Consultoria de Gestão. Foi empresária no segmento de alimentação por 20 anos e hoje atua com consultoria própria para o desenvolvimento do terceiro setor, assessorando investidores sociais e organizações sociais civis para conectar seus interesses na área de responsabilidade social. Com o voluntariado sempre presente desde sua adolescência, espera que mais pessoas venham a se engajar e entender que não são somente com recursos financeiros que as pessoas podem colaborar, que dedicar sua expertise em algumas áreas de gestão pode ser mais valioso, pois pode alavancar todo o desempenho da organização. Para Fernanda, o papel das organizações da sociedade civil deve ser valorizado na sociedade, pois trabalham para aumentar a eficiência das políticas públicas e inovar nas soluções, trazendo melhores resultados e, geralmente, chegam onde o Estado não consegue chegar.

 

 

Gabriela David de Toledo é vice-presidente da AHMI. Formada em medicina pela PUCRS em 1997 com residência em Medicina Geral Comunitária (medicina de família) e em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Trabalhou por 9 anos na radiologia e ecografia do Hospital São Lucas da PUCRS e em 2006 iniciou o trabalho como radiologista no HMIPV. Ganhou o título de especialista em Ultrassonografia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

 

 

Flavia Alvarez é administradora de empresas e pós–graduada em marketing; se apaixonou pelo projeto social AHMI Bebê, acreditando no potencial de transformação que ele possui. Ela leva consigo a frase “mudando o começo de uma história, mudamos a história toda”, referindo-se aos primeiros 1.000 dias de vida de uma criança, importantes para a saúde dos futuros adultos.

 

 

Silvana Rodrigues é engenheira civil, atuou como empresária durante 20 anos na área comercial de sua empresa na liderança e formação de equipes de vendas. Em 2018 participou de uma ação como doadora e foi convidada a conhecer o Hospital, e se encantou com a dedicação dos profissionais que lá atuam, da mesma forma que foi sensibilizada pela carência das pessoas que são atendidas, vendo ali uma oportunidade de exercer a cidadania, atuando de maneira mais abrangente como voluntária. Desde então, faz parte do comitê da AHMI com o planejamento de ações e captação de recursos para a viabilidade dos projetos. Ela acredita que surpreender e fazer a diferença tanto no trabalho, quanto na vida pessoal é importante.

Leave a Reply