Aliança Francesa Porto Alegre promove o evento Noite das Ideias no dia 11 de maio 

Aliança Francesa Porto Alegre promove o evento Noite das Ideias no dia 11 de maio 

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Evento internacional dedicado ao livre fluxo de ideias e conhecimentos terá o tema – “(Re)construir juntos”

 

A Noite das Ideias se realizará pelo terceiro ano consecutivo no Brasil, no próximo dia 11 de maio, a partir das 18h30. O evento é organizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre com o apoio de instituições francesas e parceiros locais. 

 

Neste ano, a Noite das Ideias será um encontro a fim de refletir sobre o tema (Re)construir juntos, para explorar a resiliência e reconstrução de sociedades que enfrentam desafios únicos, solidariedade e cooperação entre indivíduos, grupos e Estados, a mobilização das sociedades civis e os desafios da construção e produção. Esta é a sétima edição mundial do evento.

 

Desde 2016, todos os anos, o Instituto Francês de Paris convida todas as instituições culturais e educacionais da França e do mundo inteiro a celebrar a livre circulação de ideias e troca de conhecimento. Nesta noite, acontecem conferências, encontros, fóruns e mesas redondas, assim como exibições, apresentações artísticas, exposições, concertos e oficinas em torno de um único grande tema internacional. A ideia é misturar os diferentes campos do pensamento, das artes, das ciências e da sociedade.

 

 

PROGRAMAÇÃO DE PORTO ALEGRE:

 

Nesta edição contaremos com um debate de ideias e um espetáculo de dança franco-brasileiro, uma criação coletiva entre os bailarinos da companhia Chriki’Z, da França, e com 6 bailarinos estudantes do curso de Dança na UFRGS. O debate e o espetáculo acontecerão no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana. 

 

 

SOBRE O DEBATE DE IDEIAS:

 

Será realizado um debate de ideias, sobre a temática (Re)construir juntos, com a professora de dança Mônica Fagundes Dantas, o rapper Rafa Rafuagi, mediado pelo produtor musical Otávio Moura. Neste debate, os temas abordados serão as trocas e diálogos interculturais, com o objetivo de refletir sobre as possibilidades de reconstruções culturais entre diferentes países. 

 

SOBRE OS CONVIDADOS:

 

MÔNICA FAGUNDES DANTAS 

Mônica Dantas, doutora em Estudos e Práticas Artísticas (UQAM/Canadá), com Pós-Doutorado e Estágio de Professor Visitante no Centre for Dance Research/Coventry University (Reino Unido), é Professora Associada na UFRGS nos cursos de Graduação em Dança e de Pós-Graduação em Artes Cênicas. É autora do livro Dança, o enigma do movimento, de capítulos em coletâneas internacionais e de artigos em periódicos nacionais e internacionais.  Atua como bailarina convidada na Ânima Cia. de Dança e na Eduardo Severino Cia. de Dança. Coordena o Projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul (www.ufrgs.br/carnedigital/).

 

RAFA RAFUAGI

Rafa Rafuagi é MC do premiado grupo de Rap Rafuagi, com 26 prêmios na carreira, mais de 1000 shows em 300 cidades nós continentes americano e europeu. Fundador da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, da Universidade Popular dos Movimentos Sociais Vozes da Periferia, Museu da Cultura Hip Hop RS e Festival Cuida Natura BR, é Consultor do BID, cursou   Epistemologias no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, atualmente é acadêmico de Direito na Fundação Escola Superior do Ministério Público.

 

 

SOBRE O ESPETÁCULO DE DANÇA FRANCO-BRASILEIRA:

 

O processo de criação da coreografia foi um trabalho em conjunto, entre os estudantes do curso de licenciatura em dança da UFRGS, Isadora Rosito Schmidt, Carlos Eduardo de Ávila Silveira, Débora Spier, Eduarda Sorgato, Jeferson Cabral e Iara Diez, junto com os franceses Amine Boussa e Damien Bourletsis da companhia de dança Chriki’Z (França, La Rochelle). O espetáculo é fruto de uma criação coletiva entre 6 bailarinas e bailarinos do curso de dança junto com os coreógrafos franceses. Os ensaios para este espetáculo aconteceram no Centro Cultural da UFRGS e na Sala Cecy Frank da Casa de Cultura Mario Quintana. 

 

 

SOBRE A COMPANHIA DE DANÇA CHIRIK’Z:

 

Criada em 2011 em La Rochelle por Amine Boussa, a Compagnie Chriki’Z explora constantemente um modo de criação que lhe é único. A ambição da Companhia é transpor a estética de uma arte para o palco. Este processo de inspiração é muitas vezes o ponto de partida de seu processo criativo.Desde a sua criação, a Chriki’Z tem tido sucesso na França e internacionalmente. Suas criações percorrem o mundo (EUA, China, Itália, Panamá, Senegal, Rússia…) e recebeu diversos prêmios (L’IniZio, prêmio da crítica “Other View” no festival King, o Novgorod na Rússia… ). Os coreógrafos Amine Boussa & Jeanne Azoulay defendem uma raiz da dança hip hop com uma grande abertura a outras estéticas dançadas, bem como a outras formas de arte. Essa abertura os leva a pesquisas e questionamentos constantes que alimentam seu trabalho em perpétua evolução.

 

 

 

SERVIÇO

 

NOITE DAS IDEIAS 

 

Quando: 11 de maio de 2022
Horário: 18h30 – Debate de Ideias
20h – Espetáculo de dança
Local: Casa de Cultura Mario Quintana – Teatro Bruno Kiefer

O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube da AFPOA.

Entrada gratuita

Classificação livre.

Leave a Reply