Na Colômbia, 20% do número total mundial de aves relatadas foram avistadas durante o Global Big Day

Na Colômbia, 20% do número total mundial de aves relatadas foram avistadas durante o Global Big Day

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Com mais de 1.538 espécies registradas, no fechamento oficial da contagem, a Colômbia volta a liderar o Global Big Day, evento mundial de observação de aves e continua sendo o destino número um em diversidade dessas espécies.

 

No dia 14 de maio foi realizado o Global Big Day, encontro organizado pela Cornell University, que reúne a comunidade científica e entusiastas da observação de aves de todo o mundo. A Colômbia foi o país que registrou o maior número de espécies, com um total de 1.538, o que representa 20% do total de aves registradas no mundo.

 

O país latino-americano lidera pela quinta vez o ranking do Global Big Day, atualizado por meio dos relatórios que os observadores de pássaros registram na plataforma eBird, desenvolvida pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell. Cerca de 48.600 pessoas participaram desta edição, avistando mais de 7.600 espécies, das quais 20% foram registradas na Colômbia, com a qual o país ultrapassou Peru, Equador, Brasil e Índia.

 

“A Colômbia continua a demonstrar o grande potencial que tem para as atividades de turismo de natureza, graças à sua imensa biodiversidade. Graças à união de todos os empresários especializados em observação de aves e observadores de aves de todas as regiões, nosso país continua se consolidando como o principal destino, em todo o mundo, para a prática desta atividade”, disse Flavia Santoro, presidente da Pro Colombia.

 

Os maiores dados registrados da Colômbia vieram de ‘birders’ de Antioquia, Valle del Cauca, Caldas, Meta e Cundi na marca. “Estes resultados são fruto da nossa grande biodiversidade, por um lado, e por outro, do posicionamento do país como destino de turistas que procuram a natureza, segmento muito importante dentro da estratégia de promoção turística”, acrescentou Santoro.

 

Uma característica importante deste encontro é que os participantes não são necessariamente especialistas ou acadêmicos, mas também contam com um grande número de entusiastas da observação de aves. Observadores colombianos desde 2017 conseguiram assumir a liderança e repetidamente dar ao país o número um durante o Global Big Day.

 

O Global Big Day é um encontro participativo de ciência, que acontece desde 2015, que reúne cientistas e entusiastas da observação de aves de todo o mundo, por meio da plataforma virtual eBird. A Pro Colombia apoia a promoção do turismo de natureza, dentro do qual a observação de aves é um dos principais produtos da oferta do país, gestão reconhecida por organizações especializadas como a Swarovski Optik. Mais informações em https://birds.colombia.travel/en.

 

Sobre a Pro Colombia

 

Como parte do Governo e do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, a ProColombia trabalha para promover o país como sendo um destino líder para o investimento estrangeirodireto, para o turismo internacional e como um fornecedor de patamar mundial de exportações não mineradoras.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: