Uruguai realiza rodada de negócios e workshop em Porto Alegre com foco no turismo

Uruguai realiza rodada de negócios e workshop em Porto Alegre com foco no turismo

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Evento “Experimente o Uruguai” reunirá profissionais do turismo e imprensa no dia 7 de junho

Para fortalecer o relacionamento com o público do Rio Grande do Sul e ampliar o desejo dos gaúchos de viajar, o Ministério do Turismo do Uruguai e a Câmara de Turismo Uruguaia (Camtur) realizam no dia 7 de junho (terça-feira) uma rodada de negócios e workshop focados na área do turismo. O evento “Experimente o Uruguai” ocorre no hotel Hilton Porto Alegre, das 14h às 20h30, e é destinado a agentes e operadores de viagem, imprensa e influenciadores digitais.

Com o objetivo de fortalecer o posicionamento da marca Uruguai Natural em território brasileiro, o evento apresentará as novidades do país e experiências únicas relacionadas principalmente ao enoturismo, turismo rural, gastronomia e produtos que se somam às tradicionais atrações uruguaias. Durante o encontro haverá diferentes dinâmicas de trabalho.

“A Câmara de Turismo organizou a logística e incentivou a participação de uma delegação com mais de 30 integrantes do setor privado, cumprindo o papel de articulador de uma governança pública e privada para promoção do destino”, explica Marina Cantera, presidente da Camtur.

Na rodada de negócios, 24 empresas de turismo, incluindo hotéis, agências e destinos turísticos, estarão à disposição para apresentar projetos e novidades a agentes e operadores de viagem. A companhia aérea Azul, que conecta o país com os gaúchos, também estará presente. A partir das 16h, haverá apresentação de importantes departamentos uruguaios, como Maldonado, Rocha e Colônia, além do empreendimento Enjoy Punta del Este.

“O Uruguai é um país de braços abertos, com grande conectividade e proximidade geográfica e cultural com os gaúchos. Queremos ampliar nossas afinidades e laços de irmandade durante o evento”, explica Roque Baudean, diretor Nacional de Turismo do Uruguai.

O workshop “Experimente o Uruguai” é um incentivo aos brasileiros, que desde a abertura das fronteiras, em novembro, têm buscado cada vez mais o país vizinho. Parte deste movimento pode ser visto em números: no primeiro trimestre deste ano, o Uruguai recebeu mais de 56,1 mil brasileiros, o que equivale a cerca de 20% do total de visitantes que ingressaram no país no período. O número indica um futuro otimista em relação ao fluxo proveniente do Brasil que, segundo estimativas do Ministério do Turismo do Uruguai, tende a alcançar números semelhantes ao período pré-pandemia.

País anuncia novidades e tem olhar atento ao enoturismo

O Uruguai é um país pequeno mas com grandes paisagens e poucas distâncias. Pelo território uruguaio estão cerros, campos, parques naturais, fauna marinha e diversidade de aves. É um destino de grandes sabores e tradições, bem como experiências gourmet que combinam e harmonizam com a cultura do vinho. Por isso, os brasileiros que visitarem o Uruguai nos próximos meses encontrarão um país vibrante e repleto de novidades, especialmente no mundo da cultura e dos vinhos.

Em Maldonado, por exemplo, foi inaugurado em janeiro o Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry (MACA), localizado em Manantiales, no prédio da fundação Pablo Atchugarry.

Outro lançamento do último ano é a reabertura da Plaza de Toros Real de San Carlos, em Colônia do Sacramento. Reformada, a centenária praça tem museu, espaço de exposições para artes e vinhos locais e um centro de convenções.

Tendo em vista ampliar o número de visitantes, o Uruguai mantém até 30 de setembro os benefícios concedidos a turistas estrangeiros, como a isenção do imposto IVA em hospedagens e restaurantes e a implementação de tax free em compras.

Na área do enoturismo, o Uruguai tem agenda completa de eventos, visitas e degustações. O país soma um total de 198 vinícolas, muitas distribuídas na faixa costeira – desde as muito pequenas e familiares até aquelas de prestígio internacional. Entre os eventos de enoturismo destacam-se a Rota Rosa, na região de Canellones. É um projeto inovador lançado este ano e focado na produção de vinhos rosé do país e com 14 vinícolas envolvidas. Além disso, entre os dias 27 e 30 de julho ocorrerá o  7º Festival Binacional de Enogastronomía entre Rivera e Santana do Livramento (RS), que promete ser um dos maiores eventos do segmento.

PROGRAMAÇÃO

Evento “Experimente o Uruguai”

Dia 7 de junho, das 14h às 20h30

Hotel Hilton Porto Alegre

Atividades – Sala Mercosul (4º piso)

14h – Início da rodada de negócios com mais de 20 empresas uruguaias

15h30 – Maldonado, turismo o ano inteiro – Apresentação Intendência de Maldonado com Javier Baez

15h50 – Enjoy Punta del Este: enoturismo, MICE e o novo fenômeno do poker  – com Carolina Soria

16h10 – Experiências em Rocha com Maíra Fraire

16h45 – Viva sua História, Experimente Colônia o ano todo

17h05 – Colônia – Associação turística de Colônia

17h30 – Azul Linhas Aéreas com Luciano Matusiak

18h30 – Coquetel Experimente o Uruguai

20h30 – Encerramento do evento

Fotos: Divulgação Ministério do Turismo do Uruguai

Leave a Reply