Dez dicas de como usar a malha cirúrgica no seu pós-operatório

Dez dicas de como usar a malha cirúrgica no seu pós-operatório

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Makssa Godinho, da Clínica Kuyven fala sobre a importância e os cuidados das malhas cirúrgicas após a realização de uma cirurgia plástica

 

Qual a importância da malha, do sutiã e das cintas cirúrgicas no pós-operatório? Dúvidas frequentes de diversos pacientes que realizam procedimentos e cirurgias plásticas. Seja mamoplastia, lipoaspiração, abdominoplastia e outros, a malha pós-operatória tem uma relevante influência no resultado. Nesse sentido, é indispensável alguns cuidados. E eles devem ser seguidos à risca! Quem faz o alerta é a fisioterapeuta estética, Makssa Godinho (foto em destaque).

 

Com uma experiência profissional de mais de 15 anos, ela acumula em seu currículo, vários cursos específicos sobre malhas. Atuando junto a Clínica Kuyven de Cirurgia Plástica, em Porto Alegre (RS), Makssa atende o pós-operatório de pacientes do cirurgião plástico, Dr. Carlos Renato Kuyven. Makssa dá dez dicas e tira dúvidas sobre as especificidades dessas malhas, ajudando você a ter uma recuperação com saúde e qualidade.

 

1. O uso da malha modeladora é uma etapa importante do pós-operatório. Por isso é fundamental contar com ajuda profissional para escolher o modelo correto. Tendo a orientação adequada na hora do uso. Se mal colocada, a malha também pode vir a prejudicar o resultado da cirurgia.

 

2. Buque sempre uma malha modeladora com tecido confortável. Você vai passar muitos dias com ela, inclusive na hora de dormir.

 

3. A malha deve ser usada uma média de 30 dias. Mas vale lembrar que cada cirurgia e cada médico deve orientar não somente em relação ao produto, mas ao tempo de uso com a malha.

 

4. Encare de frente a compressão. É normal! Mas não a ponto de você não se sentir confortável. A compreensão adequada ajuda a conter processos inflamatórios após a cirurgia. Porém, ela não pode ser justa demais, principalmente nos primeiros dias, para não prejudicar a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.

 

5. Nas cirurgias combinadas (mamas + abdômen + lipo) deve-se adquirir também, além da malha modeladora, um sutiã cirúrgico. Ele que vai dar a sustentação das mamas, promover uma segurança e maior conforto para paciente. Também evitando que as mamas inchem. Igualmente, ajudam na cicatrização.

 

6. Ainda no caso das cirurgias combinadas, é importante usar por baixo o sutiã e por cima a malha modeladora. Mas isso tudo deve ser orientado pelo seu médico junto com a sua fisioterapeuta estética. Tome esse cuidado. Orientação médica é fundamental para uma recuperação próspera.

 

7. Outra dica importante é que a malha modeladora deve ser retirada, gradativamente. Não dá simplesmente para retirar de um dia para o outro. Dica – após os 30 dias, comece tirando a noite. Depois, em algumas horas durante o dia. E assim por diante até a retirada completa.

 

8. O ideal é não usar a malha modeladora de outra pessoa. Muitas vezes, mesmo tendo a boa intenção de pegar emprestado o item para um reaproveitamento, ou para economizar, o que ocorre é que na maior parte das vezes, a malha perde a capacidade de compressão. Por ter sido usada acaba, inevitavelmente, ficando com uma modelagem diferente. Então, no caso especificamente de malhas para fins cirúrgicos, esse ‘brechó’ talvez não seja interessante. O ideal é realmente comprar uma nova, específica e adequada para o seu corpo e sua cirurgia.

 

9. A lavagem da sua malha é um item a ser cuidado super importante! Lave, preferencialmente, com água fria, sabão neutro. Enxague bem. E de preferência lave com delicadeza. Evite ao máximo usar sabão concentrado. Evite colocar na máquina.

 

10. Seguir as orientações médicas com precisão é a dica de ouro! Encontre um profissional de sua confiança. Ele deve acompanhá-lo durante todo o processo – inclusive antes e depois da cirurgia.

 

Cuidados com a malha são fundamentais no pós-cirurgia plástica

Serviço Clínica Kuyven
Cirurgia Plástica e Centro Estético Dra. Makssa Godinho Perrot – Fisioterapia Dermato Funcional Avenida João Obino, 345 – Petrópolis, Porto Alegre
Telefone (51) 3388-4686 | 99299-7401 Instagram @clinicakuyven e @makssafisio

Leave a Reply