Depois de Brasília, autor gaúcho retorna a Porto Alegre para apresentar seu livro mais recente

Depois de Brasília, autor gaúcho retorna a Porto Alegre para apresentar seu livro mais recente

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Bert Jr. ministrou oficina literária e lançou “Do Incisivo ao Canino” no domingo (26)

Bert Jr., diplomata que vive em Cabo Verde (África), lançou o livro de contos Do Incisivo ao Canino (Ed. Versiprosa, 2022, 120 págs., R$ 40,00) neste domingo (26/06), na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), com oficina gratuita de leituras e interpretação. O autor porto-alegrense falou sobre poesia, contos e as inspirações que lhe levaram ao ofício da escrita. Após o bate-papo com os presentes interessados em literatura, houve sessão de autógrafos da obra com coquetel na Sala Sérgio Napp 2 (segundo andar do centro cultural).

A narrativa vai do incisivo ao canino nestes contos em que o tema da alteridade é central. O escritor utiliza diferentes dosagens de humor para abordar o complicado das relações interpessoais. As estórias podem exalar uma atmosfera onírica, como em Alma e Outros, ou incluir pinceladas de mistério, como em Tutua e Zunzum quântico.

Em Justina, um improvável e sombrio erotismo emerge da relação entre um jovem executivo e sua empregada doméstica. Tintas de horror assinalam o conto A sombra. Já em Cães da praia, um policial aposentado converte-se em matador de cães: seria essa uma forma de sociopatia? As tensões subjacentes à vida matrimonial eclodem de forma imprevisível em Entre dentes e Autoral (que pode ser lido na aba Degustação do site do autor: www.bertjr.com.br.

Em Programa alimentar e Ana Lógica, entram em cena assimetrias de poder e reviravoltas no jogo da sedução; enquanto, em Parisiense, uma anciã com Alzheimer vagueia pelas ruas de um bairro de São Paulo, guiada por tênues reminiscências. Por fim, Perfil traz o breve relato de um amor moderno, eivado de virtualidade. Em síntese, um quadro inquietante e plural de algumas das questões envolvendo a ética dos relacionamentos na sociedade contemporânea.

No conto Perfil, o narrador-personagem é um amante da poesia e admirador de Mario Quintana, que arrisca escrever uns versos às vezes. Ele se apaixona por um perfil do Instagram, cuja dona aparece distante nas fotos sempre e responde as mensagens de forma poética, mas ambígua. Ela é também uma admiradora do poeta, e isso consolida a atração do narrador por ela. Não à toa, Bert Jr. escolheu lançar o livro em Porto Alegre na Casa de Cultura instalada no antigo hotel Majestic, onde Quintana viveu, e que leva seu nome.

“Nesse meu novo livro de contos, busco sacudir o leitor e cativá-lo com narrativas que provocam sensações marcadamente diversas. O estranhamento em relação ao outro, e também a si mesmo, é tema central, comum às estórias do livro”, comenta o autor. No momento, além dos eventos de lançamento da obra no Brasil, o diplomata acompanha o processo de edição do seu próximo livro de poesia, que deverá ser publicado no segundo semestre deste ano.

Sobre o autor:

Bert Jr. (nome de batismo: Colbert Soares Pinto Junior) é gaúcho de Porto Alegre, onde viveu até os 26 anos. Aos 18 anos, teve dois poemas premiados num concurso em que Mario Quintana e Lya Luft eram membros do júri. Depois de se graduar em História pela UFRGS, formou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Atualmente, reside em Praia, capital da República de Cabo Verde (arquipélago no Atlântico Norte, a meio caminho entre o Brasil e a Europa).

Publicou, em 2020, o livro Fict-Essays e contos mais leves. Também compõe músicas e letras. Em dezembro de 2021, lançou seu primeiro livro solo de poesia: Eu canto o ípsilon E mais. Em 2022, o autor retorna ao território do conto, com o livro Do Incisivo ao Canino. Além da leitura, seu outro hobby é a música – compõe algumas canções de vez em quando…

Leave a Reply