Empresário Aldo Cini se torna cidadão Bento Gonçalvense

Empresário Aldo Cini se torna cidadão Bento Gonçalvense

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

O fundador da Madesa Móveis foi homenageado nesta sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves

 

Aprovado por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo – PLD 02/2002 de autoria do vereador Anderson Zanella, concedeu o título de Cidadão de Bento Gonçalves ao empresário Aldo Cini pelos significativos serviços prestados à cidade. Na solenidade, que contou com a presença de familiares e discurso do filho, César Cini, o empresário recebeu, ainda, honrarias do Sindimóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves), de onde foi presidente de 1987 a 1990, e uma comenda do Rotary Clube do município, junto de sua esposa Ordália Navarini Cini, também homenageada, por suas ações filantrópicas.

 

O fundador e Presidente Emérito da Madesa Móveis tem uma história que se confunde com a própria linha do tempo do maior polo moveleiro do Brasil. Nascido em Garibaldi (RS) em 1933, o administrador de 89 anos se destacou com um olhar à frente do seu tempo, em uma história repleta de superações, sonhos e conquistas. Cini chegou em Bento Gonçalves com 12 anos de idade junto de seu pai, de quem herdou, principalmente, a expertise, a criatividade e a capacidade de desenvolver produtos e processos. Ainda jovem, deu seguimento aos negócios de serralheria da família e expandiu a pequena empresa que, anos mais tarde, se transformou na Companhia de Móveis Aldo Cini. Além do ferro, passou a trabalhar com novos materiais e desenvolveu produtos como móveis escolares e residenciais em tubo e fórmica. Neste período, participou de feiras internacionais, com destaque para a ‘Brazil Export’, de 1973, em Bruxelas, na Bélgica, onde foi o único representante brasileiro do setor. Em 1977, criou a Madesa Móveis, com foco na fabricação de móveis em madeira de pinus, buscando não só o mercado nacional, como também a exportação, com seus produtos vendidos em mais de 60 países. A marca, que completou 45 anos em fevereiro deste ano, segue, até hoje, como referência em inovação, práticas sustentáveis, qualidade e atendimento.

 

O empresário, além disso, foi o fundador e primeiro presidente da Movergs – Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul, onde teve papel fundamental na formação do polo moveleiro gaúcho. Foi presidente do Sindmóveis – Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves, e vice-presidente da Afam, hoje Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário. Em suas atividades filantrópicas e sociais, foi presidente do Conselho do Clube Aliança, presidente do Clube Escoteiros Ciretama e presidente do Rotary Club, todos da cidade de Bento Gonçalves.

 

O legado da família tem continuidade através das novas gerações à frente das empresas Madesa e Cinex. Para saber mais sobre as atuações de Aldo Cini no setor moveleiro, acesse: https://www.museualdocini.com.br/ https://www.madesa.com/ e https://cinex.com.br/pt.

Leave a Reply