Inclusão e capacitação de mais 400 mil jovens em toda a América Latina   

Inclusão e capacitação de mais 400 mil jovens em toda a América Latina  

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável 2021 destaca o compromisso da companhia em oferecer oportunidades de emprego formal e investir no desenvolvimento dos jovens

A Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s em 20 países da América Latina e do Caribe, lançou seu oitavo Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável, apresentando os avanços e as novidades na implementação de suas iniciativas e políticas ESG durante o ano de 2021. O relatório evidencia a evolução e o fortalecimento dos compromissos socioambientais da companhia compreendidos em sua Receita do Futuro, estratégia que determina pilares de atuação para gerar impactos positivos no planeta e na sociedade. Entre os principais dados, destaca-se as quase 400 mil oportunidades de formação para os jovens, faixa etária especialmente afetada pelas consequências socioeconômicas da pandemia da Covid-19.

Como um dos principais geradores de primeiro emprego formal da região e com 60% dos funcionários entre 16 e 24 anos, a companhia promove projetos de empregabilidade, educação e capacitação por meio de parcerias com mais de 30 ONGs. A grande novidade de 2021 foi o lançamento da MCampus Comunidade, plataforma que garantiu acesso educacional gratuito e aberto a toda sociedade e já ultrapassa 40 mil inscritos, sendo mais de 8,4 mil apenas no Brasil.

Os cursos digitais oferecidos através da Hamburger University, universidade corporativa do McDonald’s, fornecem conteúdos de grande relevância para os jovens que buscam adquirir novas habilidades, mais oportunidades no mercado de trabalho ou até mesmo romper barreiras na construção de seu futuro profissional. Além disso, com a mesma expertise, a Arcos Dorados promove a educação contínua de seus funcionários com foco em temas de liderança, desempenho e cultura organizacional. Prova da importância dessas iniciativas é que, além do treinamento diário realizado em mais de 2.250 restaurantes em toda a região, a companhia já gerou mais de 1,6 milhões de oportunidades de formação profissional de 2018 até o final de 2021.

“Nosso compromisso é ser parte ativa da solução de algumas das maiores problemáticas dos jovens latino-americanos que ficaram acentuadas com a pandemia: o desemprego e a falta de oportunidades de educação. Diante desse cenário, não só promovemos a inclusão e a mobilidade social através de novos empregos formais, como também implementamos sólidos projetos de capacitação gratuita para que todos, colaboradores da companhia ou não, pudessem adquirir as ferramentas necessárias para expandir seu potencial. Tenho muito orgulho de saber que com nosso esforço junto com ONGs parceiras, estamos muito perto de superar nosso compromisso público de reduzir as barreiras de entrada ao mercado de trabalho para 2 milhões de jovens até 2025.” Afirma Gabriel Serber, Vice-Presidente de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados.

Além de destacar os avanços da companhia relacionados à capacitação e às oportunidades de emprego para os jovens, o documento reporta os principais números dos outros pilares de sua estratégia socioambiental. Na frente de abastecimento sustentável, no Brasil, 100% do café servido nas unidades McCafé são certificados pela Rainforest Alliance. Além disso, 90% das nossas embalagens em toda a América Latina já são feitas de papel cartonado e, no Brasil, 100% delas contam com a certificação FSC (Conselho de Administração Florestal) ou PEFC (Programa para o Endosso da Certificação Florestal), o que garante o manejo correto das florestas. Já para promover a economia circular, a companhia recuperou mais de 1,7 milhões de litros de óleo de cozinha de seus restaurantes que, em sua grande maioria, foram transformados em biodiesel. Além disso, para combater as mudanças climáticas, a Arcos Dorados assumiu o compromisso para 2030 de reduzir em 31% a pegada de carbono em toda sua cadeia de valor (incluindo seus fornecedores), o que permitiu que a empresa se torna-se a única do setor a emitir um bônus financeiro atrelado à sustentabilidade em toda a América Latina.

Tanto estes quanto outros números destacados contam, novamente, com a auditoria da consultoria Ernst & Young, que garante formalmente a legitimidade e precisão do conteúdo. O relatório também foi elaborado seguindo as melhores práticas internacionais da Global Reporting Initiative (GRI) e em conformidade com a Sustainability Accounting Standards Board (SASB). Para conhecer mais sobre as iniciativas que a Arcos Dorados está implementando em relação à ESG, visite o Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável 2021, disponível neste link.

Leave a Reply