Qual o segredo do marketing de um escritório generalista?

Qual o segredo do marketing de um escritório generalista?

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Muitos advogados(as) ao iniciar na carreira são generalistas. Grande parte das vezes por falta de opção, muitas outras por falta de conhecimento e principalmente porque não dá pra escolher clientes, devemos pagar as contas primeiro.

Uma verdade incontestável, não é mesmo?

Como exercer um marketing dentro do código de ética sendo uma advocacia generalista? Qual o segredo? Qual a chave do sucesso?

A resposta é uma só: NÃO EXERCENDO uma advocacia generalista.

O marketing é justamente talhado na especialização do negócio, na definição clara de áreas de atuação, com direcionamento a possíveis clientes (leads), pois somente haverá interesse e reconhecimento do profissional, se este for autoridade/expert no tema, na área proposta.

Dizer, por exemplo, que o profissional atua na área cível ou trabalhista não diz muito sobre o que realmente ele faz, não chamando a atenção do possível cliente e principalmente, não distinguindo este profissional daquele outro.

O segredo está em especializar-se. Entretanto, como fazer isto se estou no início da carreira ou nunca tive nenhuma especialização de área, trabalho em tudo que me aparece, de cível, criminal, trabalhista, até unha encravada?

Quem não tem escolha, escolhido já está. Contudo, o que irá fazer a especialização acontecer é o planejamento, é o estudo, é a dedicação naquela área ou naquele tipo de público alvo.

Por exemplo: Você exerce uma advocacia generalista, aceita todos os tipos de demanda. Então, começa a planejar ser um advogado(a) previdenciário. Não acontece do dia pra noite. Demanda estudo, cursos, muita leitura e aprendizado com outros colegas, casos, teses, etc.

Se a sua ambição for o previdenciário, você nas redes sociais, no conteúdo patrocinado (permitido desde 2021 pelo provimento 205), estabelece artigos, videos, dicas, explicações sobre previdenciário.

Se um cliente bater na porta com um caso trabalhista, você faz. E também explica que atua no previdenciário (inclusive pelo acidente de trabalho e suas implicações previdenciárias). Se for caso de um criminal, você também irá pegar e da mesma forma, irá explicar que existe direito previdenciário a família do acusado.

Em bom português: Você continua sendo generalista, mas começa a criar autoridade como previdenciarista. Quem procura seu nome, seu escritório, sua marca irá encontrar assunto previdenciário a olhos vistos, e criará na sua concepção profissional a respeito de você que é um advogado especializado em previdenciário.

Não é simples, nem rápido. Porém, é totalmente viável.

O que não é crível é ser generalista sempre. Esta atitude não levará você ao sucesso.

#PraPensar #PraFazer

 

Sou Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos, membro de diversas comissões na OAB.

Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Quer conhecer mais? http://www.gustavorocha.com

Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected]

Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

#Gestão #Tecnologia #MarketingJuridico #Privacidade #LGPD

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Advogado Pós-GraduadoGerente jurídico por 4 anosMembro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RSMembro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RSMembro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OABImplanta gestão e softwares jurídicos desde 1997Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/OPresta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico.10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e PortugalMais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.comCanal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticasPalestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônicoContato direto: [email protected]

Leave a Reply