Bodega Norton dos melhores terroirs da Argentina

Bodega Norton dos melhores terroirs da Argentina

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Um dos principais produtores da Argentina, a Bodega Norton tem mais de 125 anos de tradição e entrega vinhos de alta qualidade

 

Bodega Norton, localizada em Mendoza, é internacionalmente reconhecida pela excelência de seus vinhos, profissionalismo e preocupação com a sustentabilidade. Os números são grandiosos: ostenta 125 colheitas, 1.265 hectares próprios em Luján de Cuyo, mais de 150 prêmios internacionais, a presença em mais de 70 países e a 5º colocação entre os maiores exportadores de vinhos da Argentina. Agora, os vinhos Bodega passam a ser trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

 

A história da vinícola nos leva a 1895, quando o engenheiro Edmund Norton se encantou pelo terroir de Mendoza e encomendou vinhas francesas para um nova vinícola em Luján de Cuyo. Assim nascia a Bodega Norton. Em 1950, seus vinhos já eram aclamados nacionalmente e, no fim dos anos 1980, o empresário Gernot Langes-Swarovski, da austríaca cristal Swarovski, adquiriu a vinícola. Hoje, a Bodega está sob a direção de Michael Halstrick, filho de Gernot, e reúne vários enólogos premiados sob a supervisão de David Bonomi, eleito “Enólogo do Ano” em 2020, pelo crítico Tim Atkin.

 

Além da qualidade e sofisticação, o produtor apresenta forte compromisso com a sustentabilidade, sendo pioneiro no desenvolvimento e uso de “garrafas ecológicas” para reduzir a utilização do vidro, e o primeiro na Argentina a ser certificado internacionalmente pela produção sustentável.

 

Dentre os rótulos que chegam ao Brasil estão os badalados Gernot LangesPrivado Family Blend; as linhas AlturaReservaSelect Sexy Fish; além da Porteño.

 

O tinto Gernot Langes foi criado por seu filho Michael, filho do proprietário da Bodega, em sua homenagem, em 2003. O rótulo expressa toda a elegância e a tipicidade dos melhores terroirs do Vale do Uco.

 

Privado Family Blend é um blend exclusivo de alta qualidade criado a pedido da família Swarovski para criar o melhor vinho para desfrutar entre seus amigos. Um rótulo verdadeiramente único, uma seleção especial das melhores barricas de Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon, que resulta em um corte harmonioso, complexo e elegante.

 

A linha Altura foi inspirada na conexão entre solo, elevação e microclima em um vinhedo especial localizado em Mendoza, possuindo garrafas limitadas por ano. A Reserva é caracterizada por sua elegância e complexidade. Os rótulos passam por barrica e a maioria é muito bem pontuado. As videiras de 30 a 50 anos são manejadas com baixos rendimentos, o que é sinônimo de qualidade.

 

Um dos maiores destaques da bodega, o Malbec D.O.C. é um autêntico expoente do Malbec argentino, caracterizado por seu excelente corpo, cor intensa, aromas complexos e final delicado. Este vinho amadurece por 6 meses em barricas de carvalho e posteriormente passa 9 meses em tanques de concreto.

 

Os vinhos da linha Select se distinguem pelo caráter frutado e elegante, de excelente estrutura. A Sexy Fish é focada no público jovem, com linguagem moderna e vinho descomplicado. A linha Porteño é um convite para descobrir Buenos Aires e sua cultura através de uma garrafa de vinho. A inspiração para o rótulo vem de uma arte tradicional de rua chamada “Filete Porteño”, que reflete a paixão e a cultura da cidade de Buenos Aires no início do século XX.

Leave a Reply