50° Festival de Cinema de Gramado homenageia Marcos Palmeira com Troféu Oscarito

50° Festival de Cinema de Gramado homenageia Marcos Palmeira com Troféu Oscarito

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Revelação foi feita na noite desta terça-feira, 12, quando também foram divulgados os longas-metragens documentais selecionados

 

Após divulgar as 50 produções que compõem as mostras de Longas-Metragens Brasileiros, Estrangeiros e Gaúchos e os Curtas-Metragens Brasileiros e Gaúchos na última sexta-feira, 8, em Gramado, a noite desta terça-feira, 12, foi o momento de conhecer os últimos títulos que concorrerão aos Kikitos desta edição. Os cinco Longa-Metragens Documentais (lista completa ao final do release) foram divulgados em evento realizado no hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O encontro, comandado pela jornalista Renata Boldrini, reuniu o Vice-Prefeito de Gramado e presidente do conselho da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, Luia Barbacovi, a presidente da Gramadotur e Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, a curadora, Dira Paes, realizadores, produtores, atores e jornalistas.

 

A mostra competitiva de Longas-Metragens Documentais é uma das novidades desta edição. Para a seleção dos filmes participantes, os curadores Dira Paes, Marcos Santuario e Soledad Villamil prestigiaram um total de 116 obras inscritas. “Tivemos mais de 100 filmes inscritos para uma mostra inédita. Foi um trabalho complexo de diálogo e exposição de ideias que nos fez culminar nessa lista de cinco títulos que apresentamos hoje. Em nome da curadoria, estamos muito felizes de poder anunciar esses filmes potentes e que refletem muito o atual cenário político, social e econômico do nosso país”, afirmou Dira.

 

Aliando o retorno ao formato presencial com as inovações advindas da pandemia, os selecionados terão uma janela de exibição diferenciada: os cinco filmes serão veiculados exclusivamente pelo Canal Brasil, dentro da programação do Festival de Gramado. Escolhido pelo júri, o vencedor será, ainda, exibido no Palácio dos Festivais como filme de encerramento da edição.

 

Marcos Palmeira será homenageado com o Troféu Oscarito

 

A mais tradicional honraria, concedida, desde 1990, pelo Festival de Cinema de Gramado será entregue ,em 2022, ao ator Marcos Palmeira. Com mais de uma centena de trabalhos, incluindo cinema, televisão e teatro, Marcos é um dos nomes mais conhecidos e respeitados no Brasil. Coleciona vitórias e indicações em alguns dos principais festivais de cinema do país e da iberoamérica, como Prêmio Platino e Emmy. Em Gramado, levou seu primeiro Kikito pelo papel de Alpino em Dedé Mamata, em 1988. Durante a 43° edição do Festival de Gramado, Palmeira subiu ao palco do Palácio dos Festivais para homenagear seu pai, o cineasta Zelito Viana, que recebia o Troféu Eduardo Abelin na época.

 

“Eu tenho um carinho muito especial por Gramado, é um festival que simboliza muito para quem é do setor. Eu tive o prazer de ter alguns dos meus trabalhos reconhecidos por lá. Pude homenagear meu pai e, agora, recebo essa surpresa. Eu estou muito feliz de poder fazer parte dessa história mais uma vez”, diz o ator.

 

Além do Troféu Oscarito, a organização já revelou que o Troféu Eduardo Abelin, homenagem concedida a diretores, cineastas e entidades de cinema pelo trabalho feito em benefício do cinema brasileiro, será entregue a Joel Zito Araújo. Já o Troféu Cidade de Gramado, dedicado a nomes ligados a Gramado e ao Festival, este ano será concedido à atriz gaúcha Araci Esteves.

 

50° Festival de Cinema de Gramado: Longas-Metragens Documentais selecionados

 

ADEMÃ – A VIDA E AS NOTAS DE IBRAHIM SUED | Rio de Janeiro – 106’00”

Direção: Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle

Sinopse: Relato emocionante da filha do Ibrahim Sued, que foi buscar por meio de entrevistas, fotos e filmes do arquivo pessoal, a trajetória desse jornalista que inovou e revolucionou a imprensa brasileira dos anos 50 até sua morte em 1995.

 

ELTON MEDEIROS – O SOL NASCERÁ | Rio de Janeiro – 80’01”

Direção: Pedro Murad

Sinopse: É um registro de Elton Medeiros, um dos compositores mais representativos do samba brasileiro. Foi o principal parceiro de Paulinho da Viola, com composições antológicas com Cartola, Zé Ketti, entre outros.

Elenco: Adriana Monteiro, Alan Pellegrino, Alberto Damit, Alex Rech, Alice Cardoso, Ana Luisa De Oliva Augusto, Ana Priscila, Arlinda Di Baio, Carol França, Catharina Monteiro, Eliana Monteiro, Elton Medeiros, Fernanda Nogueira, Fifo Benicasa, Flávio Birman, Jessica Antunes, Jonatas Silva, Karina Sattler, Letícia Santos, Marcella Merlino, Márcia Cristtal, Marcos Magno, Mírian Meee, Munique Mattos, Pietro Mario Bogianchini, Raysa Santos, Ricardo Soares, Roberto Santos, Sérgio Cruz, Tarsila Alves, Thiago Fonseca Vidal Assis e Miguel Schimid.

 

EU NATIVO | Pará – 71’11”

Direção: Ulisses Rocha

Sinopse: O filme mostra aspectos da vida das tribos Kayapó, Potiguara, Tabajara, Fulni-ô e Pankararu e mostra as belezas naturais que cercam as aldeias, além de depoimentos surpreendentes sobre como os indígenas sofrem com o preconceito racial e a discriminação.

Elenco: Akiaboro Kayapó, Tafkea Fulni-ô, Ednaldo Tabajara, Carmem Pankararu, Sandro Potiguara

 

O DESTINO ESTÁ NA ORIGEM | Goiás – 61’01”

Direção: Pedro de Castro Guimarães

Sinopse: Um encontro revelador entre oito etnias indígenas, as caixeiras do Divino do Maranhão, a Regente Renata Amaral e o Produtor musical André Magalhães.

 

UM PAR PARA CHAMAR DE MEU | São Paulo – 82’00”

Direção: Kelly Cristina Spinelli

Sinopse: Em Um Par Pra Chamar de Meu, a documentarista Kelly Cristina Spinelli acompanha a vida da mãe e de quatro outras mulheres que saem com os chamados personal dancers para discutir solidão, sexualidade e privilégio entre as mulheres da terceira idade.

Elenco: Eni Aparecida Spinelli, Regeane Melo, Mara Codo, Elisabeth Sertorio, Nilce Aboud, Luis Fernando da Silva, Vinicius Souza, Leandro Porto, Ricardo Mello, Jefferson Xavier, Hernandes Rodrigues e Bruno Cesar Vicente

 

Patrocínio Master: Laghetto Golden Multipropriedades. Co-patrocínio: TCL. Apoio: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stemac Grupos Geradores, Da Magrinha, O2 Pós, Kia, Miolo, Prawer Chocolates e Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul. Cia Aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Exibidor oficial: Canal Brasil. Exibidor regional: TVE.  Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC/ABD-RS, SIAV RS, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Realização: Gramadotur.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: