17 dicas para você harmonizar sushi com vinhos, cervejas e drinks

17 dicas para você harmonizar sushi com vinhos, cervejas e drinks

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Sugestões são da equipe do restaurante Takêdo em Porto Alegre que comemora seu aniversário em julho de 2022

 

Entre os mais conhecidos restaurantes da gastronomia japonesa na capital dos gaúchos, o Takêdo completa 17 anos de atividades em julho de 2022. Para comemorar a data, esse ‘jovem de olhinhos puxados’ está apresentando em seu cardápio, a deliciosa Sequência Takêdo Premium. Preço único. E o melhor – seus pratos favoritos podem ser repetidos à vontade! Um passeio pelas saborosas delícias da culinária japonesa. Garantindo mais de 17 incríveis e surpreendentes motivos para você conferir a proposta da casa.

 

Daniel Pulz, sócio proprietário do Takêdo também preparou, junto com a equipe, sugestões de harmonizações de sushi com cervejas, vinhos e drinks. O intuito da seleção de 17 dicas é contribuir com clientes e sushi lovers. As informações também ganham destaque, nas redes sociais @takedorestaurante, integrado às comemorações do aniversário da casa.

 

  1. De modo geral, os vinhos brancos, rosés e espumantes são os mais indicados para acompanhar os pratos da culinária japonesa, cujos sabores são delicados.
  2. Quanto mais leve for o sushi, mais leve deve ser o vinho – e não o contrário.
  3. Os sabores do sushi devem ser acentuados e não sobrepostos à bebida.
  4. Pratos mais leves, como sushis e sashimis, vão muito bem com espumantes. Além de ser uma bela combinação de leveza, eles ainda refrescam e limpam o paladar. A acidez dos espumantes ajuda a diminuir o sabor do sal, muito presente no shoyu. Entre as opções estão rótulos de brut, extra brut ou brut nature.
  5. O vinho rosé também é indicado, principalmente, com peixes de carne mais escura como o atum.
  6. A culinária japonesa é muito vasta, com várias receitas de frutos do mar que possuem um gosto mais marcante, como lula, camarão, polvo e lagosta. O vinho branco é ideal para harmonizar com esses pratos, assim como peixes mais gordurosos, frituras (guioza, tempurás, rolinhos primavera), temakis e outros empanados.
  7. Se você é fã do wasabi na comida japonesa, o vinho branco também é uma ótima opção de acompanhamento. Escolha aqueles mais leves, já que a raiz forte eleva a sensação alcoólica da bebida.
  8. Os tradicionais vinhos tintos também têm espaço nessa harmonização. Rótulos de Pinot Noir e Gamay, que são mais leves, combinam bem com pratos quentes da culinária oriental, como shimeji, shitake e yakissoba.
  9. Se você gosta de um vinho mais marcante, experimente tomar um Malbec como acompanhamento de pratos feitos à base de carne vermelha, legumes cozidos e lamens. Essa combinação vai ressaltar o sabor da comida e do vinho.
  10. Tome cuidado com a harmonização dos tintos com receitas que têm o sabor marcante do gengibre. Esse ingrediente é muito ácido e picante, o que não combina com esse tipo de vinho.
  11. Já com relação aos drinks que contém álcool, o barman do Takêdo explica que spirits mais claros, com pouco ou nenhum envelhecimento, são excelentes combinações para comida japonesa. Alguns bons exemplos são vodca, tequila, cachaça e rum prata.
  12. Outra dica de ouro é apostar nos drinks feitos a partir do gim, destilado que possui sabores herbáceos que combinam muito bem com peixes crus. Um simples gim tônica com pepino e limão já é companhia de categoria para um atum mais gordo, salmão, peixes brancos e até crustáceos.
  13. Composições de bebidas com ingredientes tipicamente presentes na culinária japonesa, em especial dos sushis, como o gengibre e o limão, também são uma ótima opção na hora da escolha. O importante é criar receitas que ressaltem os sabores e aromas, de forma balanceada, sem mascará-los”.
  14. O saquê e o sushi são sempre um match perfeito!
  15. Outra bebida muito interessante para acompanhar o sushi é a cerveja – também muito apreciada pelos japoneses.
  16. Se você for harmonizar cerveja com sushi tem que ser leve para que o seu sabor não sobreponha. Uma dica é optar pela tradicional Pilsen.
  17. Mas, se você gosta de apreciar o sushi com a sua bebida favorita, e ela não consta no texto acima, não se incomode! Na gastronomia o mais importante é o prazer

 

SERVIÇO: Aniversário Takêdo 17 anos, com dicas de harmonizações para melhor experiência junto com a Sequência Takêdo Premium. Rua Carvalho Monteiro 397 – Bairro Bela Vista. Porto Alegre (RS). Contatos: (51) 3332 4170 / 3388 5097 ou 9941 69292 / @takedorestaurante

Leave a Reply