Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre chega a sua 10ª Edição

Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre chega a sua 10ª Edição

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

De 6 a 9 de setembro, FRAPA apresenta painéis, rodada de negócios, concurso de roteiros, laboratório e mostras de filmes

O primeiro e maior evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina, o FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, completa uma década de existência. Comemorando este marco na história do festival, a programação volta ao formato presencial de 6 a 9 de setembro na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). Serão quatro dias de palestras, laboratório de roteiros, rodada de negócios, pitchings, encontros entre players do audiovisual brasileiro e mostras de cinema. Últimas vagas disponíveis. Informações no site frapa.art.br.

A Mostra de Curtas e Longas é gratuita e aberta ao público e traz filmes nacionais lançados nos últimos dois anos que se destacaram pela qualidade de seus roteiros. “Cabeça de Nêgo” (2020), “A Viagem de Pedro” (2022), “Os Primeiros Soldados” (2022) e “Eduardo e Mônica” (2021) são os títulos da seleção de longas escolhidos pela curadoria do FRAPA. A mostra de curtas conta com onze produções e acontece também em formato online. As sessões presenciais ficam sujeitas à lotação da sala. Após a exibição haverá debate com os roteiristas. Os roteiros de todos os filmes estão disponíveis no site do FRAPA para download.

A Rodada de Negócios conta com a marca recorde de 63 players de mercado. Estarão presentes representantes da Amazon Studios, Conspiração Filmes, Globo Filmes, LB Entertainment, Paramount Pictures, Paris Entretenimento, Porta dos Fundos, RT Features, Star+, e outros. Os encontros acontecem em formato híbrido (presencial e online).

“Sabemos da responsabilidade que é fazer esta edição presencial do FRAPA após três anos e estamos ansiosos para que todos se encontrem ao vivo, olhando no olho e trocando ideias para além das plataformas de vídeo”, avaliam o diretor geral Leo Garcia e a produtora executiva Mariana Mêmis Müller. “Pretendemos fazer desta edição comemorativa o maior e melhor ano da história do FRAPA”, concluem.

Jeferson De (“Doutor Gama”), Caíto Mainier (“Lady Night” e “Choque de Cultura”), Cleissa Regina Martins (“Juntos a Magia Acontece”), Felipe Braga (“Marighella”), Fernanda de Capua (“Casa Grande”), Laís Bodanzky (“Como Nossos Pais”), Maria Shu (“Bom dia, Verônica”) e Marcelo Starobinas (“Pico da Neblina”) são alguns dos nomes que o FRAPA vai trazer à capital gaúcha.

Outro destaque do Festival é o FRAPA[LAB], voltado para os finalistas do concurso de roteiros e coproduzido com o Projeto Paradiso, do Instituto Olga Rabinovich, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual. Prestam consultoria aos longas Carol Rodrigues e Maurilio Martins, enquanto Alice Marcone e  Aleksei Abib cuidam dos pilotos de série. A preparação para os pitchings fica a cargo de Fernanda de Capua.

Os vencedores do concurso de longa e piloto de série receberão o prêmio em dinheiro de cinco mil reais oferecido pelo FRAPA e Conspiração, com opção de consultoria do núcleo de desenvolvimento da última, além de várias outras premiações. O vencedor da categoria longa recebe o Prêmio Paradiso no valor de cinco mil reais, que pode ser investido em formação ou desenvolvimento, oferecido pelo Projeto Paradiso. Os vencedores serão anunciados na sexta-feira (9), às 22h, na festa de premiação no Bar Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960).

O FRAPA é uma realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, com direção geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller.

Serviço

X FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre

De 6 a 9 de setembro de 2022

Programação completa: frapa.art.br – últimas vagas disponíveis

Local: Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736)

Festa de premiação: 9/9 (sex), às 22h, no Bar Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960)

Programação: frapa.art.br | Instagram

Mostra de Curtas:

“Adão, Eva e o Fruto Proibido”, roteiro de R.B. Lima; “Azulscuro”, roteiro de Evandro Caixeta e André Oliveira, “Céu de Agosto”, roteiro de Jasmin Tenucci; “Chão de Fábrica”, roteiro de Nina Kopko e Tainá Muhringer; “Fantasma Neon”, roteiro de Leonardo Martinelli; “Manhã de Domingo”, roteiro de Bruno Ribeiro e Tuanny Medeiros; “Noctámbulos”, roteiro de Arturo Baltazar e Renato Moncayo; “Solitude”, roteiro de Tami Martins e Aron Miranda; “Sideral”, roteiro de Carlos Segundo; “Tecido, Sigilo”, roteiro de Lucílio Jota; e “Uma Paciência Selvagem me Trouxe até aqui”, roteiro de Érica Sarmet.

Mostra de Longas

“Cabeça de Nêgo”, Roteiro e direção de Déo Cardoso | Trailer – dia 6/9 (ter), às 16h30min;

Inspirado por um livro sobre os Panteras Negras, o introvertido aluno secundarista Saulo Chuvisco tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns colegas e professores. Após reagir a um insulto em sala de aula, Saulo é expulso, mas recusa-se a deixar as dependências da escola por tempo indeterminado. Após reagir a um insulto de um colega, um introvertido estudante, fã dos Panteras Negras, é expulso da escola, mas decide não sair de sala por tempo indeterminado até que a justiça seja feita.

“A Viagem de Pedro”, Roteiro e direção de Laís Bodanzky | Trailer – dia 7/9 (qua), às 16h30min;

1831, durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo. 1831, durante a travessia do Atlântico rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal.

“Os Primeiros Soldados”, Roteiro e direção de Rodrigo de Oliveira | Trailer – dia 8/9 (qui), às 16h30min;

Em Vitória, na virada de 1983, um grupo de jovens LGBTQIA+ celebra o réveillon sem ideia do que se avizinha. O biólogo Suzano sabe que algo de muito terrível começa a transtornar seu corpo. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes. Juntos eles tentarão sobreviver à primeira onda da epidemia de AIDS. Em 1983, dois rapazes gays e uma mulher transexual tentam sobreviver à primeira onda da epidemia de AIDS numa pequena cidade brasileira.

“Eduardo e Mônica”, Roteiro de Claudia Souto, Jessica Candal, Matheus Souza e Michele Frantz, com colaboração de Gabriel Bortolini e direção de René Sampaio | Trailer – dia 9/9 (sex), às 16h30min;

A história de amor que embalou muitas gerações, composta por Renato Russo, agora nos cinemas. O romance de um casal muito diferente mas que nasceu um para o outro vem para emocionar os jovens de todas as idades. Protagonizado por Alice Braga e Gabriel Leone, dirigido por René Sampaio e produzido por Bianca de Felippes.

Sobre o FRAPA

O Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o primeiro e maior evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece de maneira ininterrupta desde 2013. Além de apostar na qualificação profissional de roteiristas e dar visibilidade a projetos, o FRAPA é uma rara oportunidade para que criadores se aproximem de canais, produtoras e distribuidoras. A atração já trouxe à capital gaúcha nomes como James V. Hart (“Drácula de Bram Stoker”), Carolina Kotscho (“2 Filhos de Francisco”), Bráulio Mantovani (“Cidade de Deus”), Vera Egito (“Elis”), Antonia Pellegrino (“Primavera das Mulheres”), Luiz Bolognesi (“Uma História de Amor e Fúria”) e Pablo Stoll (“Whisky”), entre outros. Conspiração Filmes, Fox, NBCUniversal, Netflix, O2 Filmes e Vitrine Filmes foram alguns dos players que já participaram do FRAPA.

Leave a Reply