Governo Americano convoca educadora gaúcha para participar de intercâmbio

Governo Americano convoca educadora gaúcha para participar de intercâmbio

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Foram selecionados 12 profissionais que trabalham com meninas para estudar outras modalidades esportivas

 

Após nove anos de intensa espera, a gaúcha Jaleska Mendes finalmente vai participar dos estudos esportivos em uma faculdade americana. A educadora e ex-educanda do projeto social WimBelemDon, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no extremo sul de Porto Alegre, viaja para os Estados Unidos de 16 até o dia 25 de setembro em um intercâmbio voltado para o esporte, conhecendo mais sobre modalidades como o basquete, futebol americano, atletismo, entre outros, incluindo diversas palestras voltadas para os esportes, para cultura, sobre liderança, entre outros assuntos. Ela conhecerá diversos projetos sociais de Denver, que também trabalham com crianças e jovens através de práticas esportivas.

 

Será uma experiência diferente de tudo que ela já viveu, dessa vez, juntamente com 11 outros profissionais que trabalham com meninas. Os conhecimentos que serão adquiridos, contribuirão para o desenvolvimento da profissional, que é um exemplo de perseverança para a ONG.

 

VIAGEM PARA LONDRES

 

A educadora já havia tentado ir para os Estados Unidos outras vezes. Na primeira tentativa, tendo em vista a obrigatoriedade do domínio da língua inglesa, Jaleska não passou nas duas provas de conhecimento, uma do TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e outra do SAT (Scholastic Aptitude Test), que é um dos exames mais comuns do país, como processo de admissão da Universidade.

 

Mesmo com esse empecilho, a empresa responsável por organizar a ida para o exterior propôs que Jaleska fosse para Londres, durante quase 4 meses para estudar inglês e depois investir em uma viagem para os Estados Unidos. O tempo na capital inglesa foi suficiente para que ela aprendesse o idioma e passasse nas duas provas de proficiência.

 

Mesmo tendo passado nas provas, estudado inglês, com a experiência na terra da Rainha, tudo isso não foi o suficiente e o visto foi negado novamente. “Eu pensei que a minha vida tinha acabado, que eu não conseguiria mais ir para os Estados Unidos, que eu tinha perdido a oportunidade dos meus sonhos. Foi muito difícil”.

 

No ano de 2020 veio a grande reviravolta na vida da educadora. Dessa vez o Governo Americano selecionou 12 profissionais que trabalham com meninas no esporte para um intercâmbio e a educadora foi uma das selecionadas. Com sua experiência, ela apresentou o projeto WimBelemDon para embaixada americana, para que conhecessem sua maior motivação.

 

“Em maio de 2020 era para eu ter viajado, mas dessa vez o empecilho foi a pandemia. Realizei um intercâmbio virtual com essas pessoas, conheci elas e já foi incrível. Em 2021 novamente era para ter ocorrido, mas foi adiado mais uma vez. Mas eu segui a vida, com aquele sentimento de que iria acontecer”, relata Jaleska Mendes.

 

Neste ano, a oportunidade surgiu novamente. Jaleska foi até o consulado pela terceira vez, com medo de que tudo aquilo se repetisse e que o sonho fosse frustrado novamente. “Dessa vez era o governo americano me convidando, mas mesmo assim havia o medo de ter o visto negado pela terceira vez”, comenta. 

 

No dia 18 de agosto Jaleska Mendes teve o visto aprovado e sua viagem para os Estados Unidos agendada. “Agora realmente é o momento de dar a volta por cima, de viver essa experiência e trazer tudo o que eu aprender para cá e aplicar aqui com as crianças do WimBelemDon”.

 

 

Sobre o WimBelemDon

O Projeto tem como principal missão promover a TRANSFORMAÇÃO SOCIAL de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no extremo sul de Porto Alegre. Tendo no tênis o seu principal chamariz e fator de retenção dos jovens, a ONG trabalha com o DESENVOLVIMENTO INTEGRAL de seus educandos oferecendo, diariamente, uma série de atividades e oficinas pedagógicas, esportivas, culturais e socioemocionais. Todo o trabalho é desenvolvido com uma equipe multidisciplinar que tem como grande diferencial o olhar humanizado e de respeito aos limites de cada educando, estimulando suas potencialidades e incentivando-os a serem protagonistas de suas próprias histórias, multiplicando bons valores e inspirando a comunidade à sua volta. Em 2022 o WimBelemDon tem como seus mantenedores: B3, Itaú Social, Fundação John Deere, Timac Agro, BNP Paribas e SulAmérica. Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela ONG, acesse o site wimbelemdon.com.br ou nos siga nas redes sociais através do @wimbelemdon. Contatos podem ser feitos através do email [email protected] ou pelo whatsapp (51) 3242.5637.

Leave a Reply