Don Melchor 2019 e o novo Marques de Casa Concha Heritage 2020
O enólogo Enrique Tirado desembarcou em Porto Alegre na quinta-feira, dia 17 de novembro e apresentou dois ícones do terroir de Puente Alto: a premiada safra 2019 de Don Melchor, e o novo lançamento Marques de Casa Concha Heritage 2020, vinho que integra a The Cellar Collection da Vinícola Concha Y Toro, coleção de rótulos de alguns dos melhores terroirs do mundo. Ambos foram degustados na Terrunyo Wine Store em evento comemorativo aos 20 anos da importadora, com a presença do sócio-fundador Rogério Concli. Os dois rótulos representam a essência de Puente Alto, berço dos grandes cabernets do Chile.
Através de uma série de master classes exclusivas e eventos globais, estes dois grandes vinhos de Puente Alto vêm sendo apresentados aos mercados. A iniciativa reflete a aposta da Concha Y Toro – a terceira maior vinícola do mundo em volume – no potencial do mercado brasileiro para o consumo de vinhos premium, a partir de 150 reais. A meta é levar o país ao primeiro lugar neste segmento. O Brasil hoje é o quarto maior mercado para o Chile, atrás apenas do Reino Unido, Estados Unidos e China. Já Puente Alto, desponta em igualdade de grandeza à terroirs consagrados, a ponto da famosa crítica Jancis Robinson considerá-lo similar a Pauillac, em Bordeaux.
O objetivo é continuar a posicionar a denominação de origem Puente Alto como um terroir de classe mundial em mercados como Brasil, Chile, Estados Unidos, China e outros países, que procuram promover esta origem internacionalmente, e dessa forma também apoiar a imagem do Chile como produtor de grandes vinhos. À frente dos eventos, Isabel Guilisasti, Vice-Presidente de Vinhos Finos e Imagem Corporativa da Viña Concha y Toro, e os destacados enólogos Enrique Tirado e Marcelo Papa. Ambos os vinhos – Don Melchor e Marques de Casa Concha endossam a importância que esta denominação de origem tem para o vinhedo, que desempenhou um papel fundamental na história do vinho chileno e se posicionou como uma das grandes origens do mundo para a produção de vinhos base Cabernet Sauvignon.
Marques de Casa Concha Heritage, que estreia com a safra 2020, é um blend de Bordeaux que busca expressar fielmente o terroir de onde surgiu toda aquela tradição e herança vitivinícola. As uvas são provenientes de uma seleção meticulosa dos vinhedos El Mariscal e Don Melchor. É composto principalmente por Cabernet Sauvignon (84%), Cabernet Franc (12%) e Petit Verdot (4%). Cada uma destas variedades confere uma característica específica ao lote final, que irá variar de ano para ano em função da colheita.“ É um vinho que reflete fielmente a elegância de Puente Alto e que incorpora toda a herança dessa origem, mas com um selo distinto e novo”, afirma Marcelo Papa, Enólogo e Diretor Técnico da Concha y Toro. Onde encontrar: www.terrunyo.com.br
Por sua vez, Don Melchor, o primeiro vinho ícone da indústria chilena, lança sua safra 2019, que também é um verdadeiro reflexo de sua origem, Puente Alto, e do rigoroso trabalho liderado pelo Diretor Técnico e Enólogo da Viña Don Melchor , Enrique Tirado, por entender cada detalhe do terroir e obter a melhor expressão dele. A safra 2019 é composta por 92% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 2% Merlot e 1% Petit Verdot, e passou 15 meses em barricas de carvalho francês, 72% novas e 28% de segundo uso. Onde encontrar: www.terrunyo.com.br
“Don Melchor é para mim a busca constante da melhor expressão de cada uma das videiras dentro da vinha, a fim de alcançar em cada colheita a beleza do equilíbrio do terroir de Puente Alto. Essa é minha verdadeira obsessão. Uso todo o conhecimento e tecnologia como ferramentas para alcançar um maior entendimento, mas acima de tudo, observar e sentir cada planta e cada vinho é o que nos permite alcançar o equilíbrio perfeito em cada colheita”, diz Enrique Tirado.
Sobre Marques de Casa Concha – A permanente vocação para explorar novas variedades de terroirs do Chile dá origem à vinhos inovadores e de vanguarda como os da linha Marques de Casa Concha, rótulo de alta gama da Vinícola Concha Y Toro. Desde sua criação, Marques de Casa Concha tem sido amplamente reconhecido pela imprensa internacional e conquistado menções por 5 vezes na lista dos 100 melhores vinhos do mundo pela Wine Spectator. São vinhos fiéis a expressão de origem e variedade, e que representam a diversidade de terroirs do Chile. Experimentar novas técnicas de vinificação e manter o espírito inovador da marca, somando-se à habilidade de dar aos vinhos personalidade e sentido de origem, é o que move Marcelo Papa, enólogo de Marques de Casa Concha, a criar rótulos excepcionais, e o que faz dele um dos profissionais mais reconhecidos e respeitados do Chile.
Sobre Don Melchor – O vinhedo Don Melchor tem desempenhado importante papel na história moderna do vinho chileno. Localizado na Cordilheira dos Andes, margem norte do Rio Maipo, no Vale do Maipo, a 650 metros acima do nível do mar, o vinhedo remonta a meados do século XIX, quando as primeiras variedades francesas pré-filoxera foram importadas da França. Atualmente é formado por 127 hectares, divididos em sete lotes, dos quais 90% correspondem à Cabernet Sauvignon, 7,1% à Cabernet Franc, 1,9% à Merlot, e 1% à Petit Verdot.
Sobre Enrique Tirado – O enólogo Enrique Tirado, atual Diretor Técnico e Enólogo do vinhedo Don Melchor desenvolveu uma longa e distinta trajetória na Vinícola Concha Y Toro. Ingressou em 1993 como encarregado das marcas premium da companhia, e a partir daí assumiu como enólogo gerente, a responsabilidade pelas marcas super premium e ultra Premium, incluindo Don Melchor. Foi sua extraordinária sensibilidade enológica, junto com seu incansável rigor, dedicação e estudo dos diferentes terroirs, que o permitiu ser designado em 1997 enólogo exclusivo de Don Melchor, o vinho ícone proveniente do destacado e reconhecido vinhedo de Puente Alto, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, na margem norte do Rio Maipo.
Sobre a Viña Concha Y Toro
Com mais de 135 anos de história, a Viña Concha y Toro é empresa líder no segmento de vinhos. Segundo dados da consultoria Wine Intelligence, atualmente é a maior exportadora de vinhos da América Latina e uma das principais marcas de vinho do mundo presente em mais de 130 países.
Sediada em Santiago do Chile, possui 12.313 hectares de vinhedos plantados nos melhores vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. Tem 13 escritórios de vendas em seus principais mercados ao redor do mundo. Em 2021, a Viña Concha y Toro tornou-se uma Certified B Corporation, concedida para as empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG.
No Brasil, a VCT, filial e distribuidora do Grupo Concha y Toro, representa no país todos os produtos das vinícolas Concha y Toro, Trivento (Argentina)e Bonterra, na California.
Sobre a Terrunyo Wine Store
A história da Terrunyo começa há 32 anos, quando Rogério Concli passou a movimentar o sonho de trabalhar com venda de vinhos, champagnes e espumantes. No início, as vendas eram destinadas a supermercados e delicatessens. Aos poucos foi construída uma distribuidora para atender os restaurantes e pequenos varejos. Até que em 2002 foi aberta a primeira loja, chamada Expand Wine Store, e em 2008 com sua dissolução, surgiu uma nova marca: Terrunyo Wine Store, que recebeu todo o portfólio da Expand. Na época, a maior importadora da América Latina e também de outros importadores do mercado. Atualmente, trabalhamos com mais de 1.800 rótulos, muitos com exclusividade.
Com a proposta de Wine Bar, a Terrunyo abriu uma filial em 2006 na charmosa rua Dinarte Ribeiro. Ambiente descontraído, mesas ao ar livre e no cardápio, tábua de frios e petiscos. A Terrunyo ambém conta com parceria de restaurantes ao redor para a realização do projeto “Experiência Dinarte”, onde seus clientes têm acesso aos cardápios vizinhos podendo escolher algo de sua preferência para melhor harmonizar com os vinhos da importadora.
Nas lojas é oferecido atendimento presencial ou online de vendedores especializados e Sommeliers para ajudar na hora da compra, seja para sanar dúvidas ou receber sugestões. A Terrunyo também fornece uma seleção de rótulos para formação da carta de vinhos de alguns dos restaurantes mais consagrados do estado. Na unidade da Plínio, fica a elegante Sala Don Melchor, a primeira do Brasil, nome dado em alusão ao vinho ícone da Concha Y Toro que é comercializado pela importadora desde a safra de 1999. É nessa sala que ocorrem as degustações, além do ambiente externo com parrilla, onde proporcionam a experiência do assado gaúcho em eventos de confrarias que entram em contato com a importadora.
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