Obra inédita de Talita Hoffmann em parede do Instituto Ling pode ser visitada gratuitamente até dia 28 de janeiro

Obra inédita de Talita Hoffmann em parede do Instituto Ling pode ser visitada gratuitamente até dia 28 de janeiro

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Para a criação, a artista visual se inspirou em fotos do público no centro cultural. O trabalho integra o projeto Ling Apresenta, com a curadoria da jornalista, pesquisadora e curadora independente Luísa Kiefer

Após cinco dias de intervenção artística ao vivo, a obra de Talita Hoffmann na parede do Instituto Ling foi concluída no dia 25 de novembro e ficará exposta, com visitação gratuita, até o dia 28 de janeiro de 2023, quando então será apagada. A criação foi inspirada em sobreposições de fotos do público como referência.

O trabalho integra o projeto Ling Apresenta, que neste ano contou com a curadoria da jornalista, pesquisadora e curadora independente Luísa Kiefer. O projeto estreou em abril e já recebeu as obras temporárias dos artistas visuais Bruno Tamboreno, Fernanda Gassen e Gustavo Assarian. Os bastidores destas produções, que puderam ser acompanhados em tempo real por quem passou pelo centro cultural, foram registradas em vídeos disponíveis no canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).

A realização é do Instituto Ling e Ministério do Turismo, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

Sobre a artista:

Talita Hoffmann é formada em Design Gráfico e Artes Visuais. Desde 2008 trabalha como ilustradora e designer para diversos veículos, dentro dos universos da música, artes e literatura. Em seu trabalho, explora a relação entre paisagem, desenhos arquitetônicos e design gráfico através da pintura e do desenho. Por meio da cor, busca uma relação com o nostálgico, o familiar e o estranho. Em procedimentos próximos à colagem e à serigrafia, trabalha a sobreposição de espaços e embaralhamentos entre planos, estabelecendo contatos com a pintura naif, iconografias do cinema, teatro, música e a arte popular. Dentre suas principais exposições, destacam-se: Fumetto International Comix Festival (coletiva, Lucerna, Suíça, 2018), Areia Movediça (individual, Galeria Lume, SP, 2015), Cidade do Interior (individual, Galeria Logo, SP, 2013) e Transfer (coletiva, Pavilhão das Culturas Brasileiras, SP, 2010). Atualmente vive e trabalha em São Paulo.

Sobre a curadora:

Luísa Kiefer é jornalista, pesquisadora e curadora independente. É doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Em 2017, foi pesquisadora visitante no departamento de fotografia do Centre for Research and Education in Art and Media (CREAM) da University of Westminster, Londres, Inglaterra. É Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pelo mesmo programa e jornalista formada pela PUCRS. Nos últimos anos, realizou a curadoria de exposições, individuais e coletivas, em diferentes espaços como Fundação Ecarta, Goethe-Institut Porto Alegre, Instituto Ling, Espaço Cultural ESPM-Sul e Fundação Vera Chaves Barcellos. Desde 2018, coordena, junto com Eduardo Veras, o projeto de catalogação da obra da artista plástica Gisela Waetge. Em 2019, foi curadora geral do Linha, espaço independente de artes visuais, em Porto Alegre. Em 2021, recebeu o XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Jovem Curadora/Aliança Francesa.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – ARTES VISUAIS

Ling Apresenta: Talita Hoffmann, com intervenção artística inédita
Artista: Talita Hoffmann
Curadoria: Luísa Kiefer
Período de visitação: até 28 de janeiro de 2023, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Leave a Reply