Sarau do Rio é um ótimo roteiro turístico-cultural em São Leopoldo

Sarau do Rio é um ótimo roteiro turístico-cultural em São Leopoldo

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Segunda edição de 2023 será no dia 12 de março, a partir das 15h30min, no Museu do Rio à beira do Rio dos Sinos

 

O Rio Grande do Sul é rico em rotas turísticas, com belezas naturais, recantos históricos, excelente gastronomia, cultura de qualidade e hospitalidade. Agregando tudo isso, desde 2017, o Sarau do Rio tem se destacado como opção de passeio para quem quer conhecer mais sobre o início de São Leopoldo e a importância da região para a economia do Estado. Com entrada franca, a segunda edição do ano será no dia 12 de março, a partir das 15h30min, no Museu do Rio (Rua da Praia), à beira do Rio dos Sinos.

 

O evento recebe todas as faixas etárias, é acessível, é sustentável e não é incomum ouvirmos nos bate-papos descontraídos sotaques gostosos vindos de outras regiões, assim como famílias de outras cidades que visitam o evento”, afirma Klau Brentano, uma das organizadoras do evento e Presidente da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC). O interesse dos visitantes de outras cidades gaúchas se deve a diversificada programação gratuita com apresentações musicais, mostras de arte, oficinas infantis e literárias. No local, mais de 20 expositores de economia criativa e solidária vendem seus produtos numa feira a céu aberto, que conta, ainda, com Food Trucks, oferecendo deliciosos menus e bebidas. Programa completo para a família toda, incluindo o pet, que tem passagem livre pelos espaços. “Creio que a possibilidade de contemplar a natureza, o patrimônio histórico, conhecer um pouco da história da cidade e principalmente viver experiências culturais atrai o público que sai feliz do Sarau. O que nos deixa muito contentes também e com a vontade de inovar e fazer cada vez mais e melhor”, completa Klau.

 

MUSEU DO RIO

O Sarau do Rio é uma oportunidade dos turistas conhecerem a arquitetura e a história do museu. O local abriga objetos diversos, muitos doados pela própria comunidade Leopoldense e da região, com o objetivo de manter viva a memória da Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, um dos mais importantes do Rio Grande do Sul.  A edificação onde hoje funciona o Museu do Rio dos Sinos é datada de meados do século XIX, aproximadamente no ano de 1863 e abrigava o Cais do Porto de São Leopoldo.

 

No dia 12, os visitantes poderão conferir dentro do museu a exposição ´Terra e Ar´, do piloto de aventura e empresário Lu Marini. Com reconhecimento mundial, ganhou espaço nos grandes veículos de comunicação através de suas expedições, entre elas sobrevoar rodovia Transamazônica, o Rio São Francisco e o Rio Doce, Rio Araguaia, Rio Tocantins e todo o Estado de Minas Gerais.  Já no lado externo e na frente do prédio histórico, no espaço do Terreno Cultural, os visitantes poderão, entre uma atividade e outra, contribuir na pintura de uma tela coletiva. “São Leopoldo é uma cidade que nasceu na beira de um rio e, com o passar do tempo, virou às costas para ele. O Sarau marca o reencontro da comunidade com o Rio dos Sinos. E a gente sente um clima de felicidade nas pessoas. É a comunidade se aproximando dela mesmo e do rio. O Sarau é um alimento para a alma“, afirma José Carlos Ferreira Júnior, um dos organizadores do projeto.

 

O evento encerra com o show `Tira o teu racismo do caminho´, da banda 50 Tons de Pretas, destaque da cena musical gaúcha da atualidade. Formada pelas cantoras e instrumentistas Dejeane Arruée e Graziela Pires, a dupla carrega qualidade artística, com sonoridade e vozes marcantes, engajamento em lutas sociais e antirracistas e celebração da ancestralidade.

 

O evento é uma promoção da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), através do financiamento do Pró-Cultura/ RS da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM) da Prefeitura de São Leopoldo e da Klau Brentano Atelier de Artes, produção da Simples Assim e patrocínio da Higra e Sulgás.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO*

 

16h – Gênesis Araújo

16h45 – Teatro Animais em Perigo!  – Grupo Antro de Criação

17h30 – Rebeldes Rockabilly

17h30 – Teatro de Rua Amoroso – Grupo Depois da Chuva (espaço Terreno Cultural)

18h – Contação de histórias Milene Barazzetti (Museu do Rio)

18h15 – Viktor V. e A Alegria Plástica

19h – The Dogs

20h – 50 Tons de Pretas

 

**  Ação acontece dentro do Museu do Rio

*** Apresentação acontece no espaço da Feira Criativa

 

*Programação sujeita a alterações. Em caso de chuva, o evento será mantido. Só haverá cancelamento no caso de chuva forte com riscos de alagamento no local

 

SERVIÇO:

O que: Sarau do Rio

Data: 12 de março

Horário: a partir das 15h30min

Local: Museu do Rio (Rua da Praia – São Leopoldo)

Classificação: livre

Entrada gratuita

 

SIGA NAS REDES:

Evento: @saraudorio

Patrocínio: @higrainsta e @sulgas_rs

Apoio: @semmamsaoleo, @prefasaoleo e @klaubrentanoartes

Produção: @prodsimplesassim

Realização: @esporteculturaalec

Financiamento Pró-Cultura LIC RS

 

SOBRE ALEC

Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, tem como objetivo fomentar o esporte e a cultura em todo o estado do Rio Grande do Sul, através da realização de eventos e gerenciamento de equipes e projetos educativos vinculados ao Esporte, à Cultura e ao Lazer. Desde a sua fundação no ano de 2010, a Associação já realizou, em parceria com diversas entidades e empresas gaúchas, inúmeros eventos esportivos e culturais, agregando grande valor a cada ação realizada, instantaneamente repassado aos patrocinadores de seus eventos e projetos.

 

Leave a Reply