O McDonald’s vai desligar as luzes das fachadas ou dos letreiros de seus restaurantes por uma hora no próximo sábado, dia 25, às 20h30. A ação será realizada pelo 15º ano consecutivo e sinaliza o apoio da companhia à Hora do Planeta, campanha global da WWF que movimenta milhares de pessoas em uma grande discussão sobre a importância de agir pelo planeta e conscientizar sobre as mudanças climáticas. O gesto simbólico de apoio à campanha é uma iniciativa da Arcos Dorados, empresa que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, com o objetivo de reforçar o trabalho consistente que a companhia realiza a partir da Receita do Futuro, sua estratégia ESG.
A plataforma reúne metas e compromissos socioambientais da companhia, inclusive em relação às mudanças climáticas, e evolui a cada ano. Um dos aspectos que a companhia avançou nesse período de apoio à campanha foi sua estratégia de diversificação da matriz energética, com foco em fontes renováveis.* Atualmente, 59% dos restaurantes McDonald’s da região Sul são abastecidos por energia limpa a partir da adesão mercado livre de energia, contribuindo para a empresa alcançar a marca.
“Nossa escala tem o poder potencializar as iniciativas que colocamos em prática, ampliando o impacto que geramos. Neste sábado, com todas as fachadas apagadas, esperamos inspirar e conscientizar os clientes sobre a importância das temáticas levantadas pela Hora do Planeta e reforçar o nosso compromisso de ser uma parte ativa da luta contra o aquecimento global”, comenta Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
Mudanças Climáticas
Tendo como pilares a promoção da economia circular, o combate às mudanças climáticas e o incentivo à uma cadeia de suprimentos mais sustentável, além de diversos aspectos sociais, a Receita do Futuro atua de forma holística diante dos desafios da sociedade e dos temas de maior impacto na operação da companhia. Entre as metas da empresa, está o objetivo de reduzir em 36% as emissões de gases de efeito estufa de sua operação direta, além de 31% das emissões de toda sua cadeia, até 2030.
Em 2022, a Arcos Dorados atrelou essas metas ao seu primeiro bônus vinculado à sustentabilidade, o Sustainability Linked Bond (SLB). Com a emissão do SLB, a empresa se tornou a primeira do setor de restaurantes a associar um instrumento financeiro com objetivos ambientais. A iniciativa consiste na emissão de instrumentos de dívida que têm como objetivo fazer com que o emissor se comprometa a cumprir metas de ESG definidas a partir de indicadores-chave de desempenho, em troca de taxas mais atraentes.
Além da diversificação da matriz energética com foco em fontes renováveis, a Arcos Dorados também mantém uma diretriz com 25 iniciativas sustentáveis mandatórias para a inauguração ou remodelação de restaurantes. Entre os itens que compõem a lista, estão diversos aspectos que promovem a eficiência energética dos restaurantes, como o uso de ar-condicionado de baixo consumo de energia e de aquecedor solar de água, iluminação LED com sensores, telhados com isolamento térmico e outras.
Para conhecer mais sobre as iniciativas socioambientais da Arcos Dorados, acesse o site da Receita do Futuro.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.