Arte e cultura para gerar impacto social na Serra gaúcha

Arte e cultura para gerar impacto social na Serra gaúcha

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Ação Casas da Quebrada tem o apoio de Tintas Renner

 

O Instituto SAMbA, conhecido por realizar ações de arte e cultura com impacto social na Serra gaúcha realizará a primeira etapa do projeto Casas da Quebrada em 2023, no próximo dia 20 de maio, no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul. Com financiamento do Governo de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, a ação tem o apoio da Tintas Renner e contará com a participação de diversos artistas, como Fernanda Rieta, Kelvin Koubik, Ana Scarceli, Rafael Lunardon, Róger Zortéa, Marcos Sikorski, que pintarão residências na comunidade.

O Casas da Quebrada dará sequência à atuação do Projeto Mosaico na Quebrada – idealizado pelo rapper e educador social Chiquinho Divilas – que, com diversas intervenções no bairro nos últimos dois anos, tem dado mais cor e visibilidade à comunidade local. “A sinergia de todas as esferas fortalece mais ainda nossas ações. A necessidade de projetos para quem mais precisa, atendendo as demandas que vem das quebradas, contribui também para reduzir as estatísticas da violência” – destaca Chiquinho.

Uma das realizadoras, Jessica De Carli afirma que o principal objetivo das ações é contribuir para o aumento da qualidade de vida dos moradores. “A Arte Urbana abre pautas necessárias nesse sentido porque utiliza a cidade como plataforma de interferência, democratizando o acesso à informação. A gente precisa consolidar o diálogo entre o ´morro e o asfalto`, requalificar espaços da comunidade, tornando-os mais agradáveis e acolhedores, com atividades culturais”, comenta.

Para Marcelo Diniz, diretor-geral para a América do Sul da Tintas Renner, mais que um novo projeto para a companhia, a participação no Projeto Casas da Quebrada permitirá a ampliação da marca em projetos sociais e, principalmente, na Serra Gaúcha. “Participar de projetos de arte urbana tem muita sinergia com as atividades que desenvolvemos, e dá continuidade ao que já fizemos em diferentes locais da capital, como no Muro do Zequinha. A partir de intervenções de um artista nos preocupamos em oferecer um novo clima para quem passa pelas regiões onde a arte é criada”, diz.

PROJETO

A primeira ação do Projeto Mosaico na Quebrada foi realizada em 4 de dezembro de 2021, no Escadas da Quebrada, com a pintura das escadarias ao lado do Estádio Centenário. Em 2022, diversas iniciativas deram sequência ao processo de colorir cada vez mais o bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. Em junho do mesmo ano, o Muros da Quebrada reuniu grafiteiros de todo o Brasil, que fizeram intervenções artísticas em múltiplos pontos das vias da comunidade. Em dezembro, o projeto entregou uma praça comunitária no bairro, nomeada pela comunidade como “Mirante do Beltrão”

O Casas da Quebrada tem financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, realização do Instituto SAMbA, apoio institucional Chiquinho Divilas e Vielas Espaço Cultural e patrocínio da Florense, Postos Sim, Pisani, Orquídea e Tintas Renner.

A programação da etapa deste ano também contará com outras atividades, como, oficinas de graffiti com os grafiteiros Fernanda Rieta e Marcos Sikosrki e apresentação musical do rapper Chiquinho Divilas e convidados. O ponto de encontro será no Vielas Espaço Cultural, na Rua Vinte de Setembro, 3459.

Serviço

O que: 1ª etapa do projeto Casas da Quebrada
Quando: 20 de maio, sábado, das 9h às 16h.
Onde: Vielas Espaço Cultural |Rua Vinte de Setembro, 3459 | Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz | Caxias do Sul