A atual situação dos hospitais e das redes de atenção primária está comprometida devido à alta demanda. A afirmação é da coordenadora do Fórum de Saúde Ana Boll da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) ao apontar que a região faz uma preparação para a “operação inverno” nos municípios.
Um dos principais obstáculos, conforme os secretários de Saúde participantes do Fórum, é a escassez de pediatras durante o inverno, período do ano em que encontrar profissionais disponíveis se torna extremamente difícil ou os custos elevados transformam a iniciativa como inviável.
Para o presidente da Granpal, Leonardo Pascoal, é preciso manter a pauta em debate na sociedade e com os secretários da pasta. “Devemos nos manter atentos ao assunto e em constante diálogo com os municípios integrantes e Estado, para a busca de soluções aos problemas da área”, comenta.
Esse problema foi evidenciado tanto por Porto Alegre quanto por municípios como Esteio, Cachoeirinha e Sapucaia. Nesse contexto, Ana Boll enfatiza a importância do auxílio do Estado, seja por meio de recursos estruturais ou financeiros, para enfrentar esse desafio de atender às necessidades da população.
Durante o último encontro do Fórum ficou definida a elaboração de um questionário abordando aspectos, como a estrutura necessária na rede de atenção primária e especializada, recursos humanos indispensáveis e os custos envolvidos no reforço e suporte à rede de saúde durante o inverno. Essas informações serão fundamentais, segundo a coordenadora do Fórum, para planejar e direcionar as ações necessárias visando um atendimento eficiente e de qualidade nessa época do ano.