Auxílio aos municípios afetados por ciclone

Auxílio aos municípios afetados por ciclone

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Apoio para reconstruir os nove municípios da Região Metropolitana e aliviar o impacto do último ciclone que atingiu parte do Rio Grande do Sul. Este foi um dos pedidos apresentados pela Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), para o governador do Estado, Eduardo Leite e ao Banrisul. Os temas foram discutidos e decididos durante a última Assembleia de Prefeitos da entidade.

No primeiro ofício, a Granpal solicita a liberação de recursos aos nove municípios afetados pelo ciclone na Região Metropolitana. Cada um desses municípios pedem um montante de R$ 400 mil para lidar com as consequências do desastre. Além disso, a associação reivindica a inclusão desses municípios no auxílio financeiro proposto, enfatizando a urgência de ação por parte do governador devido ao impacto devastador do desastre. “Estamos correndo o risco de, em função das previsões meteorológicas deste final de semana, aumentar os efeitos danosos para as comunidades destes municípios”, diz Leonardo Pascoal, presidente da Granpal e prefeito de Esteio.

Já no segundo ofício, a Granpal solicita linhas de crédito e a repactuação de dívidas para pessoas físicas e jurídicas afetadas pelo ciclone. A entidade requer maior flexibilidade nos critérios de aprovação e agilidade na concessão dos recursos, reconhecendo a importância de uma resposta rápida para ajudar na recuperação dos municípios.

A Granpal destaca a relevância da ação imediata, tanto do governador do Estado quanto do presidente do Banrisul, considerando os impactos significativos do desastre nos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.