Fórum de Cidadania e Direitos Humanos com foco em atendimento à população em situação de rua

Fórum de Cidadania e Direitos Humanos com foco em atendimento à população em situação de rua

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Discutir o Cofinanciamento do Sistema Único de Assistência Social e conhecer a realidade da região para elaboração de políticas públicas voltadas ao atendimento das pessoas em situação de rua são pautas a ser debatidas no recém-formado Fórum de Cidadania e Direitos Humanos da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), que realizou a primeira reunião nesta terça-feira, 8, no Instituto Caldeira. Líderes e representantes de 20 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre reafirmaram o compromisso de priorizar recursos e esforços para lidar com a crescente questão da população em situação de rua.

A reunião definiu como coordenadora a secretária Milena Mohr, do Trabalho e Desenvolvimento Social de Santo Antônio da Patrulha, e que marcou o início de uma colaboração abrangente para abordar os desafios sociais complexos que afetam as comunidades. “Nós temos pautas muito pertinentes a todos os municípios e que impactam os municípios menores. Essa discussão leva os anseios de cada um dos gestores que fazem parte deste fórum para um debate maior com o Governo do Estado e ao Governo Federal de forma mais consistente e com uma força maior, em busca de recursos e de serviços de qualidade para o nosso cidadão”, diz Milena.

Para o presidente da Granpal, Leonardo Pascoal, o fórum será um espaço onde alternativas necessárias à política de assistência à população em situação de rua faça parte contínua dos encontros.  “Uma pauta muito importante que vem sendo discutida já em nível nacional é a situação dos moradores de rua, um tema sensível e que precisa estar no horizonte do gestor público”, enfatizou.