Pertence lança a 3ª edição do projeto “A CIDADE NOS PERTENCE” para promover a inclusão cultural de pessoas com deficiência 

Pertence lança a 3ª edição do projeto “A CIDADE NOS PERTENCE” para promover a inclusão cultural de pessoas com deficiência 

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A ação integra a programação em alusão ao dia do Teatro Acessível (19/09) e da Campanha Setembro Verde sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência em todo o RS  

A inclusão e participação de pessoas com deficiência na vida cultural das cidades é uma pauta que ganha cada vez mais relevância na sociedade atual. Reconhecendo a importância desse tema, o Pertence anuncia a chegada da 3ª edição do projeto “A CIDADE NOS PERTENCE”, um evento gratuito voltado para promover conscientização, reflexão e informação sobre a participação ativa das pessoas com deficiência na vida cultural das cidades.

Com um enfoque voltado para a quebra de barreiras e a construção de uma sociedade mais inclusiva, o projeto “A CIDADE NOS PERTENCE”, programado para às 19h, do dia 19 de setembro, no Teatro do SESC, promete oferecer um espaço interativ o para informar e refletir sobre temas como: cultura, diversidade, acessibilidade e inclusão. Nesta edição, além de compartilhar com o público os princípios da metodologia do Pertence, o evento também irá contar com a presença de convidados especiais para reflexão e debate sobre os temas.

“Estarão conosco neste dia enriquecendo a mesa de debates o criador da Expedição 21 – programa de imersão que estimula a tomada de decisão e a autonomia de pessoas com Trissomia do 21, que virou objeto de pesquisa científica pela USP, Alex Duarte; Fernanda Schacker Machado, ativista pela inclusão, auto defensora, escritora e autora do livro Taragô – A origem de Nândhya Luz (vencedora do prêmio Cromossomo 21- Literatura e Inovação) e Marina Barth, psicóloga do Pertence e  especialista em inclusão”, afirma Paula Carvalho, gestora cultural da Instituição, responsável pela mediação do debate.

A atividade é um convite aberto a todos os interessados em fazer a diferença e contribuir para a construção de um mundo mais inclusivo. Ao participar deste evento, os participantes contribuirão para a disseminação de conhecimento, a promoção de valores de igualdade e o fortalecimento da voz das pessoas com deficiência. Para garantir a participação no evento, é só entrar em contato pelo número 51 9.9176 .9191. As inscrições são gratuitas e preveem certificado de participação.

“A equipe por trás do projeto “A CIDADE NOS PERTENCE” acredita que a diversidade é um ativo fundamental de qualquer comunidade e que a inclusão é a chave para a construção de um futuro mais justo e igualitário. Ao lançar luz sobre as histórias inspiradoras, as lutas diárias e as realizações das pessoas com deficiência no cenário cultural, o projeto almeja criar uma maior empatia e compreensão, pavimentando o caminho para uma sociedade onde todos possam participar plenamente e sem restrições”, completa Paula.

A programação faz parte do projeto A Arte de Pertencer, aprovado pelo Ministério do da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de Bem Promotora, Copelmi, Pedralli, PmWeb, Unifértil, Tozzini Freire e Dufrio, além do apoio cultural de SESC, May Way – Century Park Living, Glow e Restautante Liverpool.

A Cidade nos Pertence – Cultura Acessível   

“A Cidade nos Pertence – Cultura Acessível” faz parte da Ação Formativa do projeto A Arte de Pertencer, e foi realizada em 2020 e 2022, na cidade de Porto Alegre, e transmitido para todo país através do YouTube.  Com o objetivo de promover conscientização, reflexão e informação sobre a participação de pessoas deficiência na vida cultural das cidades, o evento realizou uma série de palestras e capacitações para professores e alunos da rede pública e privada de ensino.

O projeto A Arte de Pertencer promove oficinas gratuitas de teatro, dança e música para pessoas com deficiência e em vulnerabilidade socioeconômica. Estas oficinas, além de contribuir para o desenvolvimento e crescimento pessoal de cada participante, também garantem o acesso aos bens culturais, como afirmação do direito social básico do cidadão.

Sobre o Dia do Teatro Acessível    

Desde 2020, a partir de uma iniciativa do Pertence junto à câmara dos vereadores de Porto Alegre, foi instituído o dia Nacional do Teatro Acessível (19 de setembro), sendo a segunda cidade no país a firmar a data, seguido do Rio de Janeiro.   A implementação é baseada na lei nº 13.442, fruto de discussões acerca do tema, pela Organização não Governamental “Escola de Gente – Comunicação em Inclusão (RJ)”, liderado pela jornalista Claudia Werneck, sobre o direito da PCD de circular com autonomia e liberdade em todos os espaços culturais e das artes, como plateia, pensadores, produtores, atores e atrizes, sem restrições ou fragmentações no exercício do seu direito.

O Pertence  

Desde que foi fundado, há 12 anos, o Pertence vem se consolidando como uma referência nacional no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Nascido com a inédita ideia de um clube com atividades de convivência e sociabilidade, naturalmente, cresceu e precisou agregar conhecimento na gestão de seus próprios objetivos.  Entre as atividades do Pertence estão passeios, oficinas, atividades especializadas, curso profissionalizante “Trabalho & Vida”, Pertence virtual, capacitações, formações artísticas, grupo “Dialogando com as Famílias e viagens”, dentre outros.  Hoje, são mais de 50 profissionais de diferentes áreas de formação e atuação envolvidos na operação de forma sistemática ou pontual, além de 196 voluntários para diversas atividades que apontam, por exemplo, para números anuais de 120 oficinas de teatro, 96 oficinas de música e 120 oficinas de dança, isso sem contar as demais modalidades de serviços e oficinas. Em sua trajetória, mais de mil pessoas com deficiência e seus familiares foram impactados pela metodologia que guia os projetos presenciais e virtuais do Pertence em todo Brasil.

SERVIÇO  

AÇÃO FORMATIVA 2023 – A Cidade nos Pertence  

No Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665 – Centro Histórico)

19 de setembro de 2023, às 19h

Acessibilidade: Libras e Audiodescrição

Inscrições gratuitas pelo fone: 51 9.9176 .9191

Certificado de participação