As instrumentistas interpretam Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado, composição raramente executada na íntegra em público, utilizando itens como parafusos, porcas, pedaços de plástico e borracha para criar sonoridades
O Instituto Ling recebe no dia 19 de outubro, quinta-feira, às 20h, as pianistas Lilian Nakahodo e Grace Torres para apresentar a obra Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado, de John Cage. O concerto, raramente executado na íntegra para o público, conta com uma sonoridade peculiar. Para a interpretação, é necessário mais do que um piano comum: as musicistas incluem elementos como parafusos, porcas, pedaços de plástico e borracha no instrumento para a criação de uma gama de sons assimétricos e delicados que lembram uma exótica orquestra de percussão. O evento será realizado com entrada franca, mediante retirada de senhas, na recepção do centro cultural, a partir de uma hora antes do início da sessão.
Com direção musical de Vera Di Domênico, a apresentação faz parte da turnê do duo pelo Brasil em homenagem ao compositor norte-americano precursor da música concreta e eletrônica e inventor do piano preparado. A obra é composta por 16 sonatas e quatro interlúdios, e redefiniu de maneira determinante a utilização de instrumentos tradicionais na criação e execução do repertório que viria a ser desenvolvido no século 20. Lilian e Grace foram as primeiras pianistas brasileiras a realizarem uma gravação integral da composição ao vivo, em 2011.
As Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado testemunham a identificação de John Cage com o universo do pensamento indiano, cujas emoções ele evoca de modo não representativo nesta obra, que também dialoga com sonoridades das orquestras de gamelão da Indonésia. A obra comunica-se ainda com o conjunto das próprias composições de Cage para instrumentos de percussão, que especialmente determinaram o caráter de sua primeira fase criativa.
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.
Saiba mais sobre as instrumentistas
Lilian Nakao Nakahodo é pianista piracicabana radicada em Curitiba com ampla formação acadêmica, que se destaca como integrante do COLETIVO PIANOVERO e pianista no projeto Sons Nikkei, fundindo música brasileira e japonesa, além de atuar como freelancer em diversos gêneros musicais. É conhecida por difundir o piano preparado e desenvolver projetos autorais. Além disso, participa de projetos pedagógicos e é uma ativista do som, envolvendo-se em iniciativas como o Mapa Sonoro, de Curitiba, e o podcast Você não ouve por onde anda. Sua versatilidade também se estende à criação de trilhas sonoras para espetáculos e conteúdo audiovisual, com contribuições notáveis para filmes brasileiros, incluindo Tropa de Elite 2 e Besouro.
Grace Torres é uma multifacetada artista curitibana com mestrado em Música pela UFPR, atuando como pianista, tecladista, compositora de trilhas sonoras para espetáculos e audiovisual, além de ser produtora e gerente de projetos culturais. É membro do Grupo FATO, contribuindo como tecladista, pianista, compositora e produtora executiva, e lançou vários álbuns e DVDs com colaborações notáveis. Como pianista, é parte fundamental do COLETIVO PIANOVERO desde 2018 e tem experiência em concertos, trilhas sonoras e espetáculos teatrais. Também é compositora, tendo trabalhado em produções audiovisuais premiadas, como Julieta de Bicicleta e Alex Camera 10. Sua carreira abrange também criações para teatro de sombras e colaborações em montagens de teatro de bonecos. Ao longo de sua trajetória, também se destacou como produtora de programas de rádio dedicados à música independente brasileira e foi docente no ensino superior em música.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – MÚSICA
Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado
Com as pianistas Lilian Nakahodo & Grace Torres
Dia 19 de outubro, quinta-feira, às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, mediante retirada de senhas, no local, 1h antes do início da apresentação (limite de duas senhas por pessoa)
Classificação etária: Livre