AACD Porto Alegre dialoga com Prefeitura para   negociar aumento de repasse por atendimentos do SUS

AACD Porto Alegre dialoga com Prefeitura para  negociar aumento de repasse por atendimentos do SUS

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Contrato não é atualizado desde 2013, o que compromete a sustentabilidade financeira da unidade, que, desde 2000, já realizou mais de 2 milhões de atendimentos especializados em Reabilitação

 

Representantes da AACD Porto Alegre estiveram, nesta semana, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul para apresentar o trabalho da instituição. A AACD aponta que, nos últimos anos, o aumento do déficit tem sido crescente por causa da defasagem dos valores repassados. Em média, um atendimento custa R$ 88, mas o repasse médio do SUS é de R$ 15, ou seja, apenas 18% do custo total.

 

Em 2022, foram realizados mais de 81 mil atendimentos e entregues mais de 7 mil produtos ortopédicos pela unidade, sendo 80% via Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo dos seus 23 anos já realizou mais de 2,4 milhões de atendimentos. Em reunião realizada no dia 26/10 com a Secretaria Municipal de Saúde, órgão que regula as atividades da AACD Porto Alegre, foi reforçada a necessidade de obtenção de recursos por meio de incentivos para a redução do impacto financeiro deficitário.

 

Em respeito aos milhares de pacientes atendidos no Rio Grande do Sul, a AACD está confiante no diálogo com a secretária municipal de saúde de Porto Alegre para evitar que a sustentabilidade financeira de suas operações não corra o risco de inviabilizar os atendimentos oferecidos, há 23 anos, para pessoas com deficiência física em Porto Alegre e outros 31 municípios do Estado.

 

Sobre a AACD

 

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada a pacientes ortopédicos e reabilitação de pessoas com deficiências físicas, sendo composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais via SUS, particular e convênios.

 

A AACD ainda conta com a unidade escolar AACD Lesf, a área de ensino e pesquisa para disseminar conhecimentos, a AACD Esporte, que contribui por meio da prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência, e com a cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras. Para mais informações, acesse o site da AACD.