Noite dos Museus anuncia as instituições participantes da sua oitava edição e a reabertura da Usina do Gasômetro

Noite dos Museus anuncia as instituições participantes da sua oitava edição e a reabertura da Usina do Gasômetro

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Evento fará a reinaguração do cartão-postal de Porto Alegre, fechado desde 2017, e incluirá novos espaços culturais da capital em seu circuito de visitação, como o Museu da Cultura Hip Hop RS, o Instituto Caldeira e o Mercado Público. Serão 22 instituições abertas para visitação gratuita no dia 18 de maio, das 18h até a meia-noite, além de 11 galerias de arte

Evento que reuniu 185 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha em 2023, o Noite dos Museus prepara mais uma edição histórica para este ano. Além de reabrir para visitação gratuita e em horário inusitado todos os espaços que participaram da edição passada, o projeto fará a reabertura da Usina do Gasômetro, um dos cartões-postais de Porto Alegre, e ainda agregará ao circuito o Museu da Cultura Hip Hop RS e o Instituto Caldeira, espaços ligados com a cultura urbana e a inovação, que reforçam o comprometimento do evento com o que é contemporâneo e relevante. Entre os novos locais está ainda o Mercado Público como o museu vivo de Porto Alegre – um local democrático e ecumênico por onde circulam diariamente pessoas das mais diferentes origens, classes sociais e raças.

Para a reinauguração da Usina do Gasômetro, o Noite dos Museus convidou o renomado fotógrafo e multiartista Gabriel Wickbold a criar uma exposição inédita para a ocasião. Fechado desde 2017, o espaço voltará a receber o público com a mostra imersiva MAZE, que reúne uma série de imagens autorais do artista, marcando sua estreia na cidade. A exibição será aberta ao público durante o evento e ficará em cartaz até o dia 28 de julho.

“Essa sinergia da abertura da Usina do Gasômetro com o Noite dos Museus promete mais uma grande entrega para a nossa cidade, com a retomada tão aguardada de um equipamento cultural que sempre está na primeira lembrança de símbolos da capital”, avalia Henry VenturaSecretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre.

Para dar conta do público crescente, o evento ampliou, mais uma vez, o número de instituições participantes. Ao todo, serão 22 espaços abertos, com entrada francadas 18h até a meia-noite de 18 de maio, abrigando diversas manifestações artísticas, que vão da música ao teatro. Entre as novidades da oitava edição, também estão o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Museu de Anatomia da UFCSPA, que se juntam aos locais que já haviam participado em 2023: o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Memorial do Theatro São Pedro, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS, assim como a Cinemateca Capitólio, que, neste ano, terá uma programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS.

“Fiel ao seu propósito de ressignificar nossa relação com a arte, com a cultura, com a cidade, com os museus e com o nosso patrimônio, o Noite dos Museus volta a reunir espaços incríveis da nossa capital esse ano, resgatando o contato do público com museus já muito conhecidos e incentivando a visita a instituições não tão populares, mas igualmente relevantes, que merecem ser prestigiadas”, destaca Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus.

Uma outra novidade de 2024 é que o evento ainda contará com um circuito de visitação a 11 galerias da cidade, que também estarão abertas durante a noite especial, com uma programação diferenciada, que será detalhada em breve. Participam a Art100 Gallery, a Casa da Estrela, a Casa Baka, a Casa Musgo, a Fundação Ecarta, a Galeria 506, a Galeria Bolsa de Arte, a Galeria Espaço Cultural Duque, a Galeria Garagem de Arte Stockinger, a Gravura Galeria de Arte e o Instituto Zoravia Bettiol.

Artistas e monitores podem se inscrever para participar via edital
Os artistas participantes desta edição estão sendo selecionados através de editais públicos. Para as apresentações no dia do evento, há duas convocatórias: uma de artes cênicas, que contempla expressões como teatro, dança, circo, saraus, slams e contação de histórias; e uma de música, em que é necessário o envio de repertório 100% autoral, dos gêneros instrumental, erudito e popular. Há ainda um edital de artes visuais que selecionará 30 obras fotográficas a serem expostas em uma fotogaleria de grandes dimensões, inaugurada na noite do evento, em um dos espaços participantes. Para compor a mostra, é necessário enviar trabalhos dentro da temática “Porto Alegre Natural – As cores vivas da capital”.

O evento também está com um edital aberto para seleção de monitores que queiram fazer parte da equipe de atendimento da oitava edição. Podem participar estudantes e graduados do ensino superior, que sejam maiores de 18 anos e residentes em Porto Alegre ou na Região Metropolitana, preferencialmente das áreas de ciências humanas ou sociais, linguística, letras e artes. As inscrições para todas as convocatórias são gratuitas e podem ser feitas pelo site noitedosmuseus.com.br/editais. Para os artistas, o prazo para enviar as informações é até 15 de março, e, para os monitores, até o próximo dia 22.

A oitava edição do Noite dos Museus é uma realização do Instituto Noite dos Museus e do Ministério da Cultura, com planejamento e produção da Rompecabezas e financiamento via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.