Megaoperação retira toneladas de entulhos e o auxílio a reconstrução em Guaíba

Megaoperação retira toneladas de entulhos e o auxílio a reconstrução em Guaíba

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Em apenas dois dias, toneladas de entulhos e resíduos sólidos foram retirados em megaoperação envolvendo 130 pessoas e 48 veículos (entre máquinas e caminhões) na Cohab/Santa Rita. A intensiva estrategicamente dividiu o bairro em quadrantes, para que todas as regiões pudessem ser contempladas, ainda que parcialmente, pela retirada de resíduos, durante a operação ocorrida neste final de semana. O Prefeito Marcelo Maranata ressaltou o empenho de todos nessa intensiva que contou, além do efetivo de 130 pessoas, com 14 retroescavadeiras, 2 pá-carregadeiras e 32 caminhões. “Hoje foi um dia de voluntariado. Tivemos a nossa equipe da Prefeitura, o pessoal da Marinha, da CMPC, amigos de Bagé e voluntários. Tá vindo gente de tudo que é lugar, para podermos limpar o bairro. Mas, contamos com a compreensão de todos, pois é uma operação contínua, que vai precisar da colaboração de toda nossa comunidade”, explicou o prefeito Maranata. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, a Marinha do Brasil, a CMPC, a empresa Kito e outros colaboradores e voluntários. Os trabalhos de retirada de entulhos e resíduos sólidos seguirão durante a semana e a expectativa é de que a operação dure cerca de 60 dias.

Auxílio Reconstrução: já nas primeiras horas, mais de 4.400 cadastrados em Guaíba

Tão logo foi liberado o link para acesso ao formulário para cadastro do Auxílio Reconstrução, do Governo Federal, que irá contemplar as famílias que tiveram a sua casa atingida pelas enchentes, com um benefício no valor de R$ 5.100,00, milhares de guaibenses já preencheram o cadastro, através do link https://auxilio.guaiba.rs.gov.br. Conforme estimativa da Prefeitura, desde a liberação do link, na sexta, 24, até o início da noite deste sábado, 25, foram registradas mais de 4,4 mil acessos solicitando o auxílio. O levantamento das localidades atingidas na Cidade, prevê que o número de residências para cadastro, poderá chegar até 12,5 mil.

Solon Beresford, do Gabinete de Crise, que está a frente desta ação, salienta que a iniciativa do cadastro online, visa facilitar o atendimento das pessoas, sem a necessidade de formação de filas. Contudo, caso haja necessidade, é disponibilizado também o atendimento presencial.  “Para as pessoas que tiverem dificuldades, ou caso as ruas não estejam cadastradas, já temos um atendimento presencial ocorrendo no Saguão da Prefeitura”, explicou Beresford.

Para quem não conseguir fazer o cadastro online, o plantão de atendimento presencial neste final de semana, segue das 13h às 17h, no Saguão da Prefeitura. A partir de segunda, 27, o atendimento seguirá durante os horários de expediente da Prefeitura, das 9 às 17 horas.         Os registros que gerem inconsistência de dados ou outras questões que não permitam confirmar as informações apresentadas, serão avaliados posteriormente, por técnicos habilitados, para realizar a confirmação do enquadramento nos requisitos para o recebimento do Auxílio.

Auxílio Reconstrução

O que é  – Apoio financeiro no valor de R$ 5.100,00 por família, pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul que tiveram suas casas diretamente atingidas por inundação ou deslizamento. Quem tem direito? –  As famílias residentes em áreas atingidas por inundação ou deslizamento, que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios em situação de calamidade ou emergência. Cartão para receber – Conta Caixa Faixa de renda – Sem faixa de renda (para qualquer família atingida) Cadastro social exigido – Realizar o cadastro no link  https://auxilio.guaiba.rs.gov.br e confirmar os dados no site do governo no Botão “Sou Cidadão” Critério para Receber – Família desabrigada ou desalojada, incluindo quem já voltou para casa, que tenha sua residência diretamente atingida por inundação ou deslizamento.