A partir de uma parceria entre o Pertence, o Projeto Irmãos e o Instituto Movimentarte, o PAAP oferece vagas em oficinas presenciais e rodas de diálogo na capital paulista
A arte, a música, a dança e a cultura como um todo têm o poder de transformar vidas. E na história do Pertence – um clube de sociabilização para pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual no Brasil – ela cumpre um papel fundamental como instrumento de expressão e de sociabilização.
Agora, o tão sonhado sonho está se tornando realidade e a arte inclusiva e acessível já difundida no Rio Grande do Sul está expandindo os seus limites geográficos e chegando oficialmente em São Paulo, capital de oportunidades que acaba de ganhar uma edição presencial do Projeto A Arte de Pertencer (PAAP).
A partir de uma parceria entre o Pertence, o Projeto Irmãos (@projetoirmaos2018) e o Instituto Movimentarte (@institutomovimentarte), o PAAP oferece – em sua 6 ª edição – vagas gratuitas em oficinas presenciais de dança, expressão corporal e rodas de diálogo, ao longo de 12 encontros. O objetivo, explica Victor Freiberg, presidente da Instituição, é possibilitar acesso à cultura e suas práticas artísticas, bem como, a sociabilização e a integração entre pessoas com e sem deficiência e seus familiares, através de atividades culturais, de lazer e sociabilização.
“São Paulo é a capital das oportunidades, um sonho de consumo que se concretizou”, explica ele. Embora as oficinas mensais ocorram desde março, o lançamento oficial está previsto para acontecer nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, no Instituto Movimentarte (R. Barão de Aguiar, 108 – Parque Colonial, São Paulo), a partir das 18h30min. As inscrições podem ser feitas através do link Evento de Lançamento do Projeto A Arte de Pertencer em São Paulo. (google.com) O mais legal de tudo isso é que além das atividades presenciais, os inscritos possuem acesso às atividades virtuais pela plataforma digital do Pertence.
PAAP – Projeto A Arte de Pertencer
O projeto A Arte de Pertencer está na sua 6 ª edição e promove oficinas gratuitas de artes cênicas para pessoas com deficiência. Essas atividades proporcionam crescimento para as pessoas com deficiência, as tornam protagonistas da cultura brasileira e garantem seu acesso a bens culturais como afirmação do direito social básico do cidadão. A boa notícia é que esta nova temporada está acontecendo simultaneamente em Porto Alegre e São Paulo, onde são promovidas oficinas presenciais de teatro, dança e música. O objetivo é levar arte, inclusão e pertencimento aos participantes que realizam as atividades com o acompanhamento dos profissionais do Pertence. É um projeto aprovado pelo Ministério do Turismo no Art. 18º da Lei Rouanet.
Pertence
A história do Pertence remonta há mais de 20 anos. Na época em que Sara Zinger, fundadora do Clube, era educadora de jovens com deficiência. Quando perguntava aos alunos o que fizeram no final de semana, ela observava que as respostas eram limitadas ao convívio familiar. Percebendo que seus alunos não tinham grupos de amigos, Sara decidiu levá-los para alguns passeios. Essa simples ideia fez surgir o Pertence, que há 13 anos atua para proporcionar sociabilização de pessoas com deficiência.
As atividades culturais, entre elas oficinas de música, dança e teatro, começaram a fazer parte do grupo ao lado de outros pilares, como o esporte e a gastronomia. Dentro desse braço cultural, surgiu o grupo Fábrica de Sonhos. A partir do desejo dos jovens de mostrar suas potencialidades, os diretores criaram um espetáculo para proporcionar a experiência de estar no palco. Em 2018, 77 jovens com deficiência protagonizaram o espetáculo “Todo Mundo Tem um Sonho” no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A segunda apresentação, em 2019, contou com 100 participantes, e aconteceu no Theatro São Pedro, pelo Porto Alegre em Cena.
Em 2021, o espetáculo “Todo mundo tem um sonho” ganhou um documentário com imagens exclusivas das apresentações e bastidores, disponível no YouTube através do link – https://youtu.be/yFXdplNhXX8. Mais de 500 pessoas com deficiência fazem parte do Clube atualmente, que também oferece atividades on-line e integra diversas regiões do país. Mais informações em https://clubesocialpertence.com.br/
SERVIÇO
Lançamento PAAP em São Paulo
Quando: 28 de agosto
Onde: Instituto Movimentarte (R. Barão de Aguiar, 108 – Parque Colonial, São Paulo)
Horário: a partir das 18h30min.
Vagas para oficiais culturais em SP
Confirmação de Participação: Evento de Lançamento do Projeto A Arte de Pertencer em São Paulo. (google.com)