Connection Terroirs do Brasil impulsiona Indicações Geográficas e novos negócios em Gramado

Connection Terroirs do Brasil impulsiona Indicações Geográficas e novos negócios em Gramado

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A próxima edição acontece de 21 a 24 de maio de 2025.

O Connection Terroirs do Brasil 2024, que aconteceu entre 28 e 31 de agosto, se consolidou como uma das maiores vitrines de produtos de Indicação Geográfica (IG) do país. O evento realizado pela Rossi e Zorzanello com correalização do Sebrae reuniu produtores de todas as regiões do país, especialistas e público geral em atividades diversas em Gramado.

Quem participou teve a oportunidade de explorar painéis com especialistas sobre turismo, inovação, territorialidade e legislação, além de conhecer, degustar e adquirir produtos de 51 das 118 IGs brasileiras. Mais de 900 espectadores assistiram às palestras no Palco de Conteúdo e 100 pessoas realizaram a degustação guiada de cafés especiais, uma das novidades desta edição.

“Estamos muito felizes com os resultados deste ano. Recebemos em Gramado pessoas vindas de todos os cantos do Brasil para dias intensos de conhecimento, networking e novos negócios. Foram quatro dias de intercâmbio cultural ligando o Brasil de Norte a Sul”, diz Marta Rossi, CEO da Rossi e Zorzanello.

Gerando cerca de 190 vagas de trabalho, o Connection Terroirs do Brasil trouxe resultados diretos também aos produtores que estiveram na Alameda Terroirs, feira de expositores instalada na Rua Coberta.

Maria Helena Jeske, da empresa Imperatriz Doces Finos, representou a Associação dos Produtores de Doces de Pelotas e comemorou o aumento das vendas em relação à última edição. “O evento foi lindo, este ano vendemos 6.500 doces, um aumento de 40% em relação ao ano passado. É muito gratificante atender o público e fazer parte de tudo isso, foi um retorno super positivo”, contou.

Quem também comemorou foram os produtores de mel do Oeste do Pantanal, a empresa Fabee Pantanal vendeu mais de 15 quilos do produto. Já a marca de erva-mate Vivenda do Mate, da IG erva-mate de São Mateus, comercializou 35 quilos.

Além do resultado em vendas, o evento também teve papel importante na disseminação do tema das IGs ampliando a visibilidade de produtores e o seu desenvolvimento.

“Na nossa região a gente tem mais de dois mil produtores de queijo, mas só 60 estão certificados dentro das fiscalizações e menos dessa metade está dentro da associação. Por isso é muito importante eu, enquanto produtora, vir para esses eventos, divulgar através das redes sociais e desenvolver o meu trabalho. Eu viro uma vitrine para eles e a gente vai conseguindo inspirar outros produtores e trazê-los para dentro desse trabalho maravilhoso que é o trabalho do desenvolvimento de Indicação Geográfica, um trabalho que desenvolve o território”, avaliou Christiane de Sena Brandão, produtora mineira de queijo do Serro, durante mentoria realizada por Marina Santana, Coordenadora Nacional de IGs do Sebrae, e Hulda Oliveira, coordenadora de negócios da Base Tecnológica e PI do Sebrae Nacional.

Gastronomia e experiências locais

Durante os quatro dias de evento, os participantes puderam também conhecer melhor a gastronomia, as origens e as atrações locais. Trinta restaurantes participaram do Circuito Gastronômico oferecendo pratos exclusivos criados com ingredientes certificados e a Arena Gastronômica recebeu 13 oficinas com chefs convidados. Também participaram do evento dez agroindústrias de Gramado que possuem o Selo Sabor Gaúcho.

Próxima edição será de 21 a 24 de maio


A próxima edição do Connection Terroirs do Brasil já tem data para acontecer em 2025: será de 21 a 24 de maio em Gramado. A expectativa é de que o número de IGs presentes seja ainda maior. Em 2023 foram 27 certificações e este ano 51. “Estamos cada vez mais envolvidos com o tema das Indicações Geográficas. Precisamos continuar falando sobre o assunto, pois ainda há muito a se explorar no Brasil, um potencial enorme que pode gerar benefícios a comunidades com a preservação de culturas e saberes e ainda gerar novos negócios impulsionando o turismo e a economia”, explica Eduardo Zorzanello, CEO do evento (junto com Marta Rossi em destaque de imagem na matéria).