A vice-prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim, esteve presente em uma importante reunião realizada na sede do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro contou com a participação do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Coronel Eduardo Estêvam, do Tenente-Coronel Eduardo Cavedon Zaniol e o Diretor do Departamento de Segurança e Proteção Contra Incêndio (DSPCI), Tenente-Coronel Ricardo Mattei Santos. O principal tema debatido foi a expansão da estrutura do Corpo de Bombeiros de Guaíba, com o planejamento para a criação de um novo batalhão na cidade. A proposta visa ampliar o efetivo de bombeiros e a infraestrutura necessária para atender de forma mais eficaz às demandas da região.
Além disso, alinhando estratégias para fortalecer ainda mais o serviço prestado à comunidade, a reunião também teve como foco o aprimoramento das ações do Corpo de Bombeiros Militar na região da Costa Doce. Com isso, busca-se elevar a capacidade de resposta em situações de emergência e a eficiência no atendimento à população local. Outro tema crucial abordado foi o projeto de construção de um novo quartel de bombeiros para a cidade, que já está em andamento no governo do Estado e é uma prioridade dentro do programa RS Seguro, visando garantir uma melhor infraestrutura de suporte.
A necessidade desse reforço ficou evidente após as enchentes deste ano, que destacaram a urgência de preparar Guaíba e as cidades vizinhas para enfrentar futuras catástrofes. A criação de um novo batalhão, além de ampliar o efetivo, permitirá uma resposta mais rápida e eficiente, proporcionando mais segurança e proteção à população. Claudinha Jardim destacou a importância da união de forças entre o Executivo municipal, estadual e a comunidade, para melhorar a capacidade de resiliência da região no enfrentamento de calamidades.
“Nosso objetivo é garantir que Guaíba esteja cada vez mais preparada para enfrentar emergências e desastres naturais, como vimos nas enchentes deste ano. A construção do novo quartel e a ampliação do efetivo do Corpo de Bombeiros são passos fundamentais para isso. Estamos unindo esforços entre o governo municipal, estadual e nossa comunidade para criar uma cidade mais segura e resiliente. Com o novo batalhão, poderemos responder mais rápido e de forma mais eficaz, protegendo nossas famílias e garantindo o bem-estar de todos”, destacou Claudinha.