Católicos, judeus e anglicanos se unem para celebrar 200 anos da imigração alemã e promover a solidariedade em Porto Alegre

Católicos, judeus e anglicanos se unem para celebrar 200 anos da imigração alemã e promover a solidariedade em Porto Alegre

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp
Aberto ao público, o evento beneficente contará com o apoio do Sicredi e terá renda revertida para reconstrução de Roca Sales
Em um ato simbólico de união e fé, diferentes confissões religiosas estarão juntas para celebrar os 200 anos da imigração alemã no Brasil e estender um gesto de solidariedade à cidade de Roca Sales. O evento beneficente aberto ao público será realizado no próximo dia 30 de novembro, um sábado, no salão nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, e contará com representantes das comunidades judaica, católica e anglicana, reafirmando o poder da convivência pacífica entre diferentes crenças.
A programação começa às 17 horas com uma missa solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que nos próximos dias será criado Cardeal, em Roma, pelo Papa Francisco. Após a missa, recepção às 18 horas no Café da Catedral, localizado no Salão Nobre da Catedral, onde uma banda alemã dará o tom da celebração, acompanhada de cuca e chope, símbolos da tradição cultural trazida pelos imigrantes.
Uma exposição organizada pelo Consulado alemão contando a história da imigração e seus destaques também estará disponível no dia. Os ingressos para o evento estão sendo vendidos a R$ 50 pelo Sympla, e toda a renda arrecadada será revertida para a reconstrução de Roca Sales, cidade fortemente atingida pelas enchentes recentes.
A iniciativa é fruto da colaboração entre a Arquidiocese de Porto Alegre, representando a Igreja Católica; com a embaixada da Alemanha em Porto Alegre. Neste evento, também somam esforços e participam a Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA), comunidade judaica da capital; e a Igreja Luterana, unindo as três confissões que, desde a chegada dos imigrantes alemães, representam um legado cultural e espiritual no Rio Grande do Sul, além de apoio do Sicredi.
O evento, na opinião do Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler, destaca como a sociedade pode e deve viver: em harmonia e respeito, promovendo o bem coletivo. “A celebração dos 200 anos da imigração alemã é, assim, também uma celebração de valores que unem as pessoas – independente de crenças –, demonstrando o poder da fé e da solidariedade em tempos de dificuldade”, afirma.
SOBRE O CAFÉ DA CATEDRAL
Localizado nos jardins da Catedral Metropolitana, o Salão Nobre abriga desde abril de 2023 o Café da Catedral, além de eventos sociais e corporativos. Com arquitetura renascentista romana e construção datada em 1929, o espaço é considerado patrimônio histórico, artístico e cultural da Capital. A entrada ocorre pela Rua Dom Sebastião, que fica entre a igreja e o Palácio Piratini, e guarda a famosa estátua do ex-governador Leonel Brizola. O acesso é gratuito e a divulgação da programação é feita semanalmente no perfil do Instagram.
Serviço:
Comemoração dos 200 anos da imigração alemã
Quando: sábado, 30 de novembro
Horário: 17h – Missa solene (Rua Duque de Caxias, 1047 Centro Histórico)
18h – Recepção no Salão Nobre com banda alemã, cuca e chope
Ingresso: R$ 50