Rafael Bassi analisa obras de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade em curso de poesia no Instituto Ling

Rafael Bassi analisa obras de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade em curso de poesia no Instituto Ling

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Em encontros nos dias 21 e 28 de novembro, a atividade abordará duas obras-primas que revolucionaram a escrita brasileira, ambas publicadas em 1930, consolidando a estética modernista

Em encontros nos dias 21 e 28 de novembro, no Instituto Ling, o professor e escritor Rafael Bassi ministrará o minicurso 1930: a revolução da poesia brasileira. A atividade, que acontece sempre nas quintas-feiras, às 19h, discutirá duas obras-primas que revolucionaram a produção poética nacional: Libertinagem, de Manuel Bandeira, e Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade. Ambos publicados em 1930, os livros consolidaram a estética modernista na poesia brasileira, com textos que se tornaram clássicos da nossa literatura. Nas aulas, serão explorados os aspectos biográficos dos autores, assim como os temas e as estruturas poéticas presentes nas obras.

Libertinagem conta com poemas essenciais, como Vou-me embora pra Pasárgada e Pneumotórax, responsáveis por fixar o nome de Bandeira entre os dos nossos maiores poetas. Como já anuncia o título, a obra destaca assuntos como a liberdade, além de trazer manifestações literárias que marcaram a produção a partir dos anos 1920, como a brasilidade. Já Alguma poesia prova a solidez e o talento de Drummond desde muito cedo: o livro foi o primeiro a ser publicado pelo autor, com apenas 28 anos. O volume traz poemas como No meio do caminho e Quadrilha e aborda assuntos como questionamentos éticos, políticos e existenciais, transparecendo algumas das influências da Semana de Arte Moderna de 1922.

As inscrições para o curso custam R$ 240 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras). Para participar, não é necessário conhecimento prévio. Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsa de estudo com 80% de desconto, escrevendo para o e-mail [email protected].

Sobre o ministrante

Rafael Bassi é graduado em História (UFPR); graduando em Letras (UCS); especialista em História Cultural (UTP) e Filosofia Contemporânea (IMED); mestre em História (UFRGS) e em Letras / Escrita Criativa (PUCRS) e doutorando em Letras (PUCRS); doutor em História (UNICAMP). Autor de A escrita da História e o Rei (Editora Oikos, 2014), Sobre a escrita da História na Idade Média (Editora Class, 2021) e dos livros de contos O homem que gostava dos russos (Editora Patuá, 2018, e Editora Gato Bravo, Portugal, 2019) e O dia em que enganamos a morte & outros contos (Editora Zouk, 2022).

SERVIÇO

Curso 1930: a revolução da poesia brasileira, com Rafael Bassi

Com o escritor, professor e tradutor Rafael Bassi

Dias 21 e 18 de novembro

Quintas-feiras, às 19h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Programa do curso

21/11 – Manuel Bandeira, uma vida que podia ter sido e que não foi

28/11 – Carlos Drummond de Andrade, o homem do poema da pedra

Inscrições

R$ 240,00 (o valor pode ser parcelado nos cartões de crédito)

Pontos de venda

Site: www.institutoling.org.br

Recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS): funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Observação

Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsa de estudo com 80% de desconto, escrevendo para o e-mail [email protected].

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.