Orquestra Theatro São Pedro apresenta concerto gratuito nesta quinta-feira (19) na Praça Multipalco

Orquestra Theatro São Pedro apresenta concerto gratuito nesta quinta-feira (19) na Praça Multipalco

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Com regência e direção artística do maestro Evandro Matté e participação da soprano Ludmilla Bauerfeldt, além de um coro formado por diversas vozes, o conjunto interpretará obras de Mendelssohn, Villa-Lobos, árias de óperas e clássicos do repertório natalino, marcando o encerramento das programações da Fundação Theatro São Pedro e do Multipalco Eva Sopher neste ano

A Orquestra Theatro São Pedro realiza uma apresentação gratuita nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 20h, na Praça Multipalco, com regência e direção artística do maestro Evandro Matté. O concerto a céu aberto contará com participação da soprano Ludmilla Bauerfeldt, detentora de diversos prêmios nacionais e internacionais de canto, além de um coro formado por diversas vozes, que será posicionado nas janelas laterais do prédio centenário do Theatro São Pedro, que estarão todas iluminadas.

A noite especial, que marca o encerramento das programações da Fundação Theatro São Pedro e do Multipalco Eva Sopher neste ano, contará com obras destacadas do repertório da música de concerto, árias de óperas, além de canções natalinas. A primeira parte do programa terá como destaque peças de Villa-Lobos, como as Bachianas Brasileiras e a Melodia Sentimental, além da Sinfonia n.º 1, de Mendelssohn, e a Sonata para Cordas, de Carlos Gomes. Depois, serão apresentados trechos famosos de La Traviata, de Verdi, e Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, além de duas marcantes composições de Puccini: Mio Babbino Caro, da ópera Gianni Schicchi, e Quando me’n vo, famosa valsa da personagem Musetta, de La Bohème. A terceira e última parte do programa será dedicada ao repertório natalino, com a interpretação de Ave Maria, Gloria, Noite Feliz e Adeste Fidelis Rock.

A entrada é gratuita, e o teatro recomenda que o público leve cadeiras de lona ou banquinhos para se acomodar durante o concerto. Em caso de chuva, a apresentação será mantida no mesmo dia e horário, mas acontecerá dentro do Theatro São Pedro. Mais informações no site www.theatrosaopedro.rs.gov.br.

Orquestra Theatro São Pedro em 2024 e 2025

O evento também marca o encerramento dos Concertos Série Theatro São Pedro, projeto que tem realizado diversas apresentações no palco do Theatro São Pedro desde março deste ano. Na estreia da temporada, a orquestra apresentou o espetáculo Carmen canta Callas, com a renomada soprano brasileira Carmen Monarcha interpretando célebres árias e aberturas de óperas que fizeram parte da carreira de Maria Callas. Depois, ainda foram realizados os concertos Tarantino no Cinema, com participação de Rafael Gubert, Andréa Cavalheiro e Ale Ravanello, em abril;  Jazz em Concerto, com pianista Luciano Leães e a cantora norte-americana JJ Thames, em junho; além de uma homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, recebendo como violoncelista alemão Clemens Weigel, em julho.

O projeto ainda contou com noites dedicadas a Albéniz e Piazzolla, com o acordeonista Iñaki Alberdi, do País Basco em agosto; e festivais em homenagem a Mendelssohn, em outubro, e a Beethoven, em novembro. Um dos grandes destaques da série foi a estreia do espetáculo operístico Puccini: o seu nome é Amor!, em homenagem ao centenário de falecimento do lendário compositor de óperas Giacomo Puccini. A produção, que foi mais uma das tantas dessa temporada que tiveram ingressos completamente esgotados, contou com participação especial da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS), tendo como solistas as sopranos Eiko Senda e Rosimari Oliveira, a contralto Angela Diel e o tenor Giovanni Marquezeli.

Em 2025, a Orquestra Theatro São Pedro completará 40 anos. Para comemorar o aniversário, o conjunto prevê uma programação especial, que resgatará sua trajetória e memória, além de programas diversificados, que trazem aproximações entre a música de concerto e o universo pop.

Ludmilla Bauerfeldt (soprano)

Vencedora do prêmio Grand Prix Maria Callas, em Atenas, formou-se na prestigiosa Academia do Teatro Alla Scala, em Milão, na Itália, onde protagonizou as produções Don Pasquale (Donizetti) e La Scala di Seta (Rossini). Vem desenvolvendo carreira como soprano solista em concertos e festivais também na Suíça (OperaViva), Rússia (Svetlanov Hall, Musical Olympus) e Alemanha (Bad Kissingen, Dresdner Musikfestspiele, Stars and Rising Stars). Presença frequente nas principais casas de ópera no país, seus últimos trabalhos incluem a estreia brasileira de Orphée, de Philip Glass; a cantata encenada Armida Abbandonata, de Händel; e a montagem de Don Giovanni, de Mozart, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Também participou da première mundial dos Translieder, de Flô Menezes, e da Oitava Sinfonia, de G. Mahler, ambos junto à OSESP, além da aclamada montagem de LʼItaliana in Algeri, de Rossini, no Theatro São Pedro, em São Paulo.

Evandro Matté (regência e direção artística)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música em Pelotas. Foi diretor artístico e maestro da OSPA por quase uma década. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; na University of Georgia, nos Estados Unidos; e no Conservatoire de Bordeaux, na França. Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Áustria, Colômbia, Chile, México e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Orquestra Theatro São Pedro

Fundada em 1985, a OTSP tem o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. Desde o seu surgimento, é mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Tendo como atributos a criatividade, a originalidade e a excelência, apresenta uma programação diversificada com obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira, recebendo em seus concertos solistas de renome nacional e internacional. Tem em seu calendário os Concertos Série Theatro São Pedro, a Série Concertos Didáticos Banrisul e a Série Concertos Comunitários Zaffari.

Violino 1: Geovane Marquetti, Lucas Bernardo, Dhouglas Umabel, Francisco Coser, Luiz Guilherme Nóbrega e Geraldo Moori

Violino 2: Wesley Ferreira, Marina Silva, Mariana Teneos, Bibiana Turchiello e Daniela Luz

Viola: Cleverson Cremer, João Senna, Naila Domingos e Diego D’Ávila

Violoncelo: Murilo Alves, Milene Aliverti e Douglas Araújo

Contrabaixo: Rafael Figueredo

Flauta: Klaus Volkmann

Oboé: Viktória Tatour

Piano: Marina Florenzano

Bateria: Jorge Matte

SERVIÇO

Concerto de Encerramento da Série Theatro São Pedro

Com a Orquestra Theatro São Pedro, a soprano Ludmilla Bauerfeldt e um coro formado por diferentes vozes

Regência e direção artística de Evandro Matté

Dia 19 de dezembro, quinta-feira, às 20h

Praça Multipalco (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Entrada franca
Em caso de chuva, a apresentação será mantida no mesmo dia e horário, mas acontecerá dentro do Theatro São Pedro

Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

Patrocínio: Grupo Zaffari, Stihl, Gerdau e Banrisul

Apoio: Gedore, AGCO e MBZ Advogados

Realização: Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal