Fórum de Mobilidade da Granpal discute unificação do transporte público metropolitano e educação

Fórum de Mobilidade da Granpal discute unificação do transporte público metropolitano e educação

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A importância de avançar na integração metropolitana foi o tema central debatido no primeiro encontro de 2025 do Fórum de Mobilidade da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizado nesta terça-feira, 11, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

 

“Essa integração apoiará os municípios no processo de transporte operacional, porque quando os dois sistemas metropolitano e urbano estão bem integrados, acontece uma redução de custos e um melhor atendimento ao usuário”, afirma  Adão de Castro Júnior, secretário de mobilidade urbana de Porto Alegre.

 

O próximo encontro do fórum será em março e foi acertado uma visita técnica à secretaria, com os ônibus elétricos. Os secretários terão a oportunidade de conhecer a operação desses ônibus, além dos números e custos. Esse projeto é conhecido como Projeto Piloto em Porto Alegre e atualmente opera com 12 ônibus e três linhas.

 

“A gente já tem a autorização para contrair financiamento no novo PAC, a gente já tem autorizado a aquisição de um empréstimo de um bilhão de reais, sendo que metade desse valor é para a compra de ônibus elétricos e estrutura de recarga”, diz.

 

Região Metropolitana também altera início do ano letivo

 

A Região Metropolitana também adotou novas datas de início do ano letivo nas escolas municipais em função do calor, ou já haviam definido o calendário independente do clima. Os dados foram levantados pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A rede pública estadual de ensino não iniciou nesta segunda-feira, 10, em razão de uma liminar judicial deferida neste domingo.

 

O governo gaúcho afirmou que entrará com recurso, mas que mantém a suspensão das aulas nesta segunda-feira. Decisão vale para as 2.320 escolas estaduais espalhadas pelo território gaúcho.

A decisão da desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), é de que os estudantes só retornem para as salas de aulas no dia 17 de fevereiro.

 

Retorno às aulas, municípios da região metropolitana

10 de fevereiro – Cachoeirinha (Educação Infantil)

13 de fevereiro – Glorinha (Educação Infantil)

17 de fevereiro – Cachoeirinha (Educação Básica), Triunfo, Glorinha (Anos Iniciais e Finais), Porto Alegre, Taquari, Santo Antônio da Patrulha, Canoas, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Eldorado, Alvorada.

18 de fevereiro – Guaíba

19 de fevereiro – São Jerônimo, Arroio dos Ratos

20 de fevereiro – Esteio

24 de fevereiro – Gravataí, Sapucaia do Sul