Um mural, idealizado e pintado pela artista Marília Drago, coloriu o pátio da escola
Com 60 anos de existência, a E.E.E.F Professor Olintho de Oliveira (Rua da República, nº 635, Cidade Baixa) foi atingida com 70cm de água durante as enchentes. Além de perder o mobiliário, teve a estrutura do térreo afetada – piso, paredes e a parte elétrica. Durante o ano letivo de 2024, precisou ocupar parte da Escola Estadual Rio de Janeiro. A DU99, organização que reforma instituições sociais em 1 dia, com patrocínio da Soprano e participação voluntária de seus colaboradores, transformou a escola no último sábado, dia 15 de março, para garantir o retorno desta importante instituição à plena atividade.
No ano passado, a escola contava com 320 alunos matriculados, do 1º ao 9º ano, e 29 funcionários. Com a tragédia climática, as salas do piso inferior não tinham condições de receber os alunos e a instituição precisou ocupar parte da Escola Estadual Rio de Janeiro. A ação da DU99 visou a melhoria do local para continuar garantindo um ensino de qualidade para os estudantes – no ano de 2019, a Escola ocupou a 10ª posição do Ideb – índice de Desenvolvimento da Educação Básica, em relação aos anos final do ensino fundamental, 6º ao 9º.
“Para a Soprano, contribuir para a recuperação de espaços essenciais como a Escola Estadual Professor Olintho de Oliveira é mais do que um compromisso social, é uma forma de retribuir à comunidade e reforçar a importância da educação. Essa transformação é possível também graças ao engajamento dos nossos voluntários, que se dedicam com empenho e propósito para que a escola retome suas atividades com dignidade. Sabemos o impacto que um ambiente adequado tem no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos, e apoiar essa ação ao lado da DU99 reforça nosso compromisso em fazer a diferença na vida das pessoas”, ressalta Gustavo Boff, diretor de Marketing da Soprano.
Foram mais de 50 pessoas envolvidas na ação: 37 voluntários colaboradores da Soprano, 11 supervoluntários da DU99, 3 membros da diretoria da DU99 e 2 membros da Direção da Escola. Estiveram presentes Aline Fuhrmeister, Mariana Jardim e Paloma Antonio, da diretoria da DU99, Gustavo Boff e Francisco Vanni – respectivamente Diretor de Marketing e Diretor de Pessoas e Sustentabilidade da Soprano – e Christiane Tomasi, diretora da E.E.E.F Professor Olintho de Oliveira.
A DU99 também contou com os apoiadores Fruki Bebidas, DCA, Leroy Merlin, Guimarães Alimentos, Tintas Coral e Pincéis Atlas. A reforma aconteceu nas áreas do acervo, de lazer no pátio, sala da orientadora educacional, sala de educação especial, além de complementos nas salas de aula. Um mural, idealizado e pintado pela artista Marília Drago (foto em destaque), coloriu o pátio da escola que também recebeu atividades como montagem de móveis, limpeza e organização, paisagismo e instalações gerais como iluminação, coberturas e cortinas foram realizadas.