O entendimento das pautas dos municípios da Região Metropolitana foi o tema central debatido no primeiro encontro de 2025 do Fórum das Primeiras-Damas da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), realizado nesta quarta-feira, 19, em Porto Alegre. O encontro serviu para a escolha da nova coordenadora do Fórum, conhecer as novas primeiras-damas e trocar experiências. A escolhida foi Deisi Maranata, Primeira-Dama do município de Guaíba. “Assumo com muita alegria mais uma vez essa missão e a nossa meta é unir as Primeiras-damas na defesa de pautas que são comuns aos municípios da região, como o enfrentamento da violência contra as mulheres e o cuidado com nossas crianças e adolescentes. Que possamos trocar experiências e conhecer os ‘cases’ de sucesso dos municípios ”, diz.
O fórum foi criado em 2021, pela própria Deisi Maranata, com reuniões mensalmente para tratar de pautas, projetos, trocar experiências, visitar as primeiras-damas e conhecer um pouco melhor os municípios envolvidos.
Ainda sobre novas coordenadorias, o Fórum de Cultura da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, realizado na terça-feira, 18, em Porto Alegre serviu para conhecer as principais demandas dos municípios da Associação e para apresentar a nova coordenadora do Fórum, Izabel Cristina, diretora de cultura da Secretaria Municipal de Gravataí. “Eu quero principalmente nesse momento ter esse diálogo, entender como esses municípios vêm funcionando, para aí sim a gente projetar, entender os caminhos que a gente vai seguir, quais as necessidades, as demandas mais urgentes, para a gente estar resolvendo”, diz.
O próximo encontro será no próximo mês na Casa de Cultura em Guaíba com o objetivo de compartilhar projetos que deram certo, como por exemplo a utilização dos recursos da PNAB e o mapeamento de agentes culturais.
Concessionárias voltam a se reunir com mediação do MPRS
Prefeitos do Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (GRANPAL), a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e as concessionárias de energia elétrica que atuam na região voltam a se reunir na próxima segunda-feira, 24, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) para tratar da qualidade do serviço prestado pelas concessionárias de energia que atuam nesta região e cobertura oferecida aos cidadãos.
No primeiro encontro, realizado no último dia 17, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, ouviu os representantes das prefeituras e as concessionárias envolvidas e destacou o papel de mediador da instituição. O encontro serviu para um relato das constantes demandas dos municípios presentes e expostas as ações das empresas concessionárias. Saltz agendou esta nova reunião para que as concessionárias apresentem um plano de soluções para a carência de atendimento aos cidadãos nestas localidades.