Iniciativa promoverá a capacitação de profissionais da área de educação
A AHMI (Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas) deu mais um importante passo para transformar a realidade da educação infantil em Porto Alegre com o lançamento do edital do Projeto Aurora. A iniciativa visa a qualificação de Escolas de Educação Infantil, através da capacitação de profissionais da área, com foco especial no atendimento a crianças neurodivergentes.
Fernanda Etchepare, Presidente da AHMI, acredita na importância e na potência do investimento em capacitação e valorização do trabalho realizado pelas Escolas de Educação Infantil, com vistas à ampliação de repertório dos profissionais. “Certamente, esse projeto irá reverberar nos processos de desenvolvimento integral das crianças, estimulando a curiosidade, a criatividade, o senso crítico-reflexivo e os processos de autonomia, ao mesmo tempo em que torna a Educação cada vez mais inclusiva, equitativa e qualitativa, mitigando as disparidades sociais” alega.
O Projeto Aurora nasce da experiência bem-sucedida da AHMI em 2024, quando revitalizou três escolas de educação infantil afetadas pelas enchentes, beneficiando diretamente 320 crianças em comunidades de alta vulnerabilidade social. Agora, a iniciativa expande seu alcance com um plano estruturado que promoverá a formação de educadores. A capacitação será conduzida por meio de parcerias com instituições referência, como a Escola Despertar — especializada em formação docente — e o Instituto Colo de Mãe, com foco no acompanhamento de famílias atípicas, sob a consultoria da Dra. Marta Hemb. Os cursos serão oferecidos online, com acompanhamento presencial e avaliações contínuas.
Além disso, o projeto tem como pilares a educação inclusiva, humanizadora e contextualizada, buscando promover o desenvolvimento integral das crianças e fortalecer o vínculo entre escola e comunidade. O edital já está aberto e contempla Escolas de Educação Infantil que atendam crianças de 0 a 6 anos, estejam localizadas em comunidades com vulnerabilidade socioeconômica, sejam conveniadas à prefeitura e apresentem déficit de vagas e necessidade de qualificação de espaços.
Com impacto direto na redução das desigualdades, promoção da inclusão e na valorização da cultura local, o Projeto Aurora está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a princípios de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ASG). Mais informações podem ser acessadas no Instagram oficial da AHMI (@ahmipoa) ou diretamente neste link em caso de dúvidas, fazer contato pelo e-mail [email protected].