Orquestra Villa-Lobos leva espetáculo Mapa Mundi para Novo Hamburgo

Orquestra Villa-Lobos leva espetáculo Mapa Mundi para Novo Hamburgo

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A apresentação com entrada franca será no dia 08 de abril no Teatro Feevale

A Orquestra Villa-Lobos apresenta espetáculo no próximo dia 08 de abril, às 20h, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, com entrada franca. O espetáculo retrata a periferia com potência criativa e sensibilidade, sendo inspirado na Vila Mapa, a comunidade da Orquestra, com suas histórias feitas de mazelas e labuta, dores e amores, sonhos e conquistas. Mapa Mundi será apresentado por 35 jovens músicos e com participação especial do Vocal Villa-Lobos, Beto Chedid e artistas da comunidade – Preto X, Stephanie Soeiro, Isa de Souza, Geyson William, Marcos Vinícius, Vladimir Soares, integrantes da Escola de Samba Unidos da Vila Mapa e a atriz Rafaela Lima que interpreta trechos de “Mas em que mundo tu vive?” do premiado escritor porto-alegrense José Falero.

O repertório transita pelo erudito e o popular, mesclando a música de concerto com MPB, rap, pop, reggae, funk, samba e carnaval de compositores como Villa-Lobos, Bach, Tom Zé, Gonzaguinha, Stevie Wonder, Michael Jackson, Bruno Mars, Luis Vagner, Emicida, Cidinho e Doca e músicas autorais. A cena musical é complementada com imagens relacionadas à temática. O espetáculo estreou em final de 2023 em Porto Alegre. A atual temporada iniciou em Curitiba (PR), em janeiro de 2025, está acessível a pessoas com deficiência e conta com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo e os apoios do SINPRORS, FM Cultura e TVE. A direção artística e regência estão a cargo de Cecília Silveira, a idealizadora da Orquestra há 33 anos.

Serviço:
O quê? Mapa Mundi – Orquestra Villa-Lobos
Quando? 08 de abril às 20h
Onde? Teatro Feevale – Universidade Feevale – Campus II (RS-239, 2755 – Novo Hamburgo – RS)
Classificação: livre
Entrada franca
Ingressos pelo site: https://www.blueticket.com.br/evento/37288

Mais sobre a Orquestra Villa-Lobos

A Orquestra Villa-Lobos é um programa de educação musical desenvolvido desde 1992 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, na periferia de Porto Alegre (RS). Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, também idealizadora e coordenadora do programa, a Orquestra lançou dois CDs (o Trenzinho do Caipira, de 2002, e Olhos Coloridos, de 2008), um livro (Orquestra Villa-Lobos – Música que Transforma, de 2012) e três DVDs (Orquestra Villa-Lobos ao Vivo, de 2013, Paz & Amor, de 2021 e Afrika, de 2023). Ao longo de 32 anos, a Orquestra já realizou mais de 1,4 mil concertos, que foram assistidos por aproximadamente 360 mil pessoas. Além disso, o programa recebeu menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura, à educação e aos direitos humanos, somando mais de três dezenas de prêmios e se consolidando como uma das principais iniciativas da área no Brasil e na América Latina. Em 2024, a Orquestra Villa-Lobos se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Alegre.