Devido à pandemia, a ONG Psoríase Brasil reforçou sua presença digital produzindo mais de 20 lives e realizando as ações do Dia Mundial (29/10) em plataformas online. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
A Psoríase Brasil (Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e de Outras Doenças Crônicas de Pele), com sede em Porto Alegre, lançou a campanha do Dia Mundial da Psoríase este ano com o mote “Marcas na Pele que escondem Histórias”. Entre as ações que marcam a campanha no digital, está a estreia de um podcast em streamings de áudio, um seminário com especialistas em quatro painéis em formato de lives, um site novo, além de um filtro temático no Instagram Stories e uma série de vídeos e posts de conscientização nas redes sociais da Associação.
O tema “Marcas na pele que escondem histórias”, tem a intenção de mostrar à sociedade que a doença não é só uma marca na pele, mas também traz danos psicológicos e comorbidades graves (diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, depressão, doenças inflamatórias intestinais, etc.). A campanha foi criada pelo publicitário Lourival Machado, capitaneada pela jornalista Ana Paula Dixon, founder da Dixon Comunicação e coordenadora de comunicação da Psoríase Brasil, e Gládis Lima, presidente da ONG.
O lançamento do Podcast “Doenças de Pele” acontece em 29/10 com quatro episódios: Trajetória da Psoríase Brasil com entrevista à Gladis Lima, que conta como surgiu a Associação há 20 anos; Jornada do paciente e o burden da doença, com a dermatologista Jaquelini Barboza; Tratamentos e barreiras de acesso na atualidade, com o dermatologista Dimitri Luz; e Como abordar os impactos psicológicos da psoríase. O podcast tratará também de outras enfermidades crônicas de pele, como Urticária Crônica Espontânea, vitiligo e Dermatite Atópica. A iniciativa é produzida e conduzida por Ana Paula, com execução da Papier Podcasts.
Outra ação que acontece na data é o VI Encontro Nacional de Psoríase e Artrite Psoriásica com especialistas, parlamentares, pacientes e mediação de Ana Paula, abordando em painéis online os diversos tópicos que envolvem a doença. A programação completa pode ser acompanhada pelo Facebook e YouTube da Psoríase Brasil. Desde 2015, a Psoríase Brasil realiza campanha no Congresso Nacional, em Brasília, como ações de advocacy e conscientização com parlamentares e população. Este ano, devido à pandemia, a ONG reforçou sua presença digital promovendo lives semanalmente com grandes nomes da área. Já ocorreram mais de 20 encontros digitais.
Além disso, a entidade criou um filtro temático no Instagram Stories com o nome “Psoríase, eu apoio!”. A fim de desmistificar e popularizar os sintomas da doença, a novidade propõe que pacientes, familiares e médicos compartilhem suas histórias. O filtro pode ser encontrado no Instagram @psoriasebrasil_oficial.
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